25 de jul. de 2014

Netuno: "O deus dos mares profundos"

Netuno foi o primeiro planeta a ser descoberto através de cálculos matemáticos


(Dermeval Carneiro - O Povo) Após a decisão da União Astronômica Internacional (International Astronomical Union – IAU), em assembleia realizada no dia 26 de agosto de 2006 na cidade de Praga na República Checa, de que Plutão não seria mais considerado como um planeta; Netuno passou a ser o último planeta do Sistema Solar em ordem de afastamento do Sol. Outros corpos já descobertos e, com dimensões menores ou proporcionais às de Plutão, são chamados de “planetas anões” ou “plutoides”. Existem anda objetos com dimensões inferiores, que são considerados pela IAU como “Os pequenos corpos do Sistema Solar”.

Na mitologia grega, Netuno era chamado Posseidon – o deus dos mares. Era filho de Saturno e Reia (Terra) e irmão de Júpiter. Na estrutura do Universo, foi designado para o império das águas. Os mitólogos dizem que Netuno ajudou o irmão Júpiter a destronar o pai Saturno e, com isso, recebeu o poder de dominar todas as águas.

Netuno foi o primeiro planeta a ser descoberto através de cálculos matemáticos. Esse feito ainda hoje é creditado ao matemático francês Urbain Le Verrrier. Astrônomos da época estudavam tabelas das órbitas dos planetas e detectaram perturbações na órbita do planeta Urano. Em 1821 o astrônomo Alexis Bouvard, analisando as tabelas, sugeriu a existência de um grande corpo nas vizinhanças da órbita de Urano, o que provocaria interações gravitacionais no mesmo. Foi aí que Le Verrier fez seus cálculos e convenceu o astrônomo alemão Johann Gottfried Galle, do Observatório de Berlim,
a vasculhar determinada região do céu. E assim, na noite de 23 de setembro de 1846, o planeta Netuno foi descoberto na mesma região prevista por Le Verrier.

Curiosidades
Vale lembrar que em 1843, três anos antes de Le Verrier, o matemático inglês John Couch Adams já havia calculado a órbita de Netuno. Enviou seus dados ao astrônomo britânico George Airy solicitando-o que procurasse o oitavo planeta. Airy não teve o menor interesse pelo assunto, o que levou Adams a não mais insistir na descoberta. Registros indicam que Galileu já havia detectado Netuno em 1612 e 1613, mas com instrumentos de pouca potência. Galileu achou que o objeto era uma estrela e por isso não teve o crédito da descoberta.

Netuno é outro gigante gasoso congelado. Está a cerca de 4,5 bilhões de quilômetros do Sol e gasta aproximadamente 165 anos para dar uma volta em torno de nossa estrela (duração do ano de Netuno). Seu dia dura pouco mais de 19 horas e sua massa é 17 vezes maior do que a da Terra. A atmosfera de Netuno é composta de 74% de hidrogênio e 25% de hélio e sua temperatura chega aos 220 graus abaixo de zero. Possui 12 satélites naturais conhecidos, entre os maiores estão: Tritão, Proteu, Nereida, Larissa e Galateia.

O Nosso Sistema Solar, após a assembleia da IAU em 2006, tem uma nova configuração: são os oito planetas clássicos – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Outros muito pequenos foram descobertos além das órbitas de Netuno e Platão, são classificados como planetas anões ou plutoides. Existem ainda os chamados “pequenos corpos do Sistema Solar”, que estão entre os conhecidos asteroides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente