18 de jul. de 2014

Urano: "O filho do éter"


(Dermeval Carneiro - O Povo) O planeta Urano foi descoberto no dia 13 de março de 1781 e foi o primeiro planeta a ser revelado através de telescópios. Seu descobridor foi o astrônomo e músico inglês Willian Herschel. Até então só eram conhecidos os seis primeiros planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno. Excluindo a Terra, obviamente porque é onde vivemos, os outros cinco são vistos no céu a olho nu. Já Urano, mesmo sendo um dos planetas gigantes (cerca de 4 vezes maior do que a Terra, porém muito distante de nós), ficou imperceptível à vista desarmada durante séculos e séculos até ser detectado no campo ótico do telescópio de Herschel.

Mas, mesmo se apresentando como um objeto muito pequeno entre as estrelas no céu noturno, algumas pessoas com uma vista penetrante podem ver Urano sem o auxílio de instrumentos óticos, para isso basta um céu limpo em uma região sem poluição luminosa. Mesmo assim, o gigante Urano orbitou o Sol durante longos séculos sem ser registrado como planeta.

Na mitologia, Urano é tido como o “O filho do éter”. A descrição mais objetiva e didática que conheço acerca da mitologia referente a Urano é a que Rubens de Azevedo apresenta no seu livro No Mundo da Estelândia (Editora do Brasil, 1968): “Ouranus, Urano ou ainda Céu, era filho do éter e do dia. Segundo Hesíodo, porém, era uma divindade filha do Éter e da Terra. Sua mulher, Titéia, era identificada como o nosso planeta. Dizem que Urano teve 45 filhos, dentre os quais se destacam Titã, Saturno e Oceano, os quais se revoltaram contra o pai e o mutilaram. Desgostoso, Urano morreu”.

Rubens Azevedo afirma também que “Urano pertence à primitiva teogonia dos pré-helenos e pouco se conhece a seu respeito. De qualquer forma, diz-se que sua mulher teve, além dos mencionados acima, os seguintes filhos: Hipérion, Japeto, Tia, Réia, Têmis, Mnemósine, Febe, Tétis, Brontes, Stérope, Argeu, Coto e Giges”.

Urano tem um diâmetro quatro vezes maior que a Terra e seu dia dura quase 18 horas. Do mesmo modo que Vênus, Urano gira em torno do seu eixo ao contrário dos outros planetas, são os dois únicos planetas do Sistema Solar que giram de leste pra oeste, enquanto os outros giram de oeste para leste em torno dos seus eixos (fenômeno que gera os dias e as noites).

Urano também possui anéis como Júpiter e Saturno, descobertos em 1977. Está a quase 3 bilhões de quilômetros do Sol e completa uma volta a cada 84 anos (duração do ano de Urano). Outra peculiaridade de Urano é que seu eixo de rotação é o mais inclinado do Sistema Solar, cerca de 98º, gravita praticamente deitado em torno do Sol. Em 1986, a sonda espacial Voyager enviou muitas fotos de Urano e confirmou a existência de vários satélites. O gigante congelado, tem uma temperatura que chega a 210 graus abaixo de zero.

"Urano tem um diâmetro quatro vezes maior que a Terra e seu dia dura quase 18 horas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente