Observatório Antares é referência em estudos de astronomia
(Aprovado) Quem nunca olhou para o céu e ficou fascinado com a infinidade de astros luminosos e iluminados que existem? Fernando Munaretto, repórter convidado do ‘Aprovado’, visitou o Observatório Astronômico Antares, em Feira de Santana, e conversou com o professor e astrônomo José Carlos, fundador do Clube de Astronomia. O projeto, criado pelo pesquisador, desperta em crianças e jovens a curiosidade pelos assuntos do céu.
O clube organiza observações em escolas e praças da cidade e conta com 12 participantes. O grupo monta telescópios na praça e possibilita que pessoas que nunca tiveram contato com o aparelho possam observar o céu. Nas escolas, os focos do projeto são multiplicar os saberes sobre astronomia e convidar os estudantes para conhecer o observatório.
Astronomia ou astrologia? – Apesar de terem os astros como protagonistas, astronomia e astrologia divergem na abordagem. Enquanto a primeira se encarrega de estudar a origem, composição, evolução e dinâmica dos corpos celestes, a segunda investiga a relação entre a posição de um grupo de astros e o destino das pessoas. A astronomia é considerada uma ciência exata, enquanto a astrologia não é vista assim e, muitas vezes, é considerada uma crença.
----
Matéria com vídeo aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente