21 de ago. de 2014

GalileoMobile visita o Brasil pela primeira vez

Acre e Rondônia recebem pesquisadores e comunicadores de ciência da América Latina e Europa para compartilhar experiências e conhecimento sobre o céu

(MAST/JC) Desde o dia 4 de agosto, um time internacional de astrônomos e comunicadores de ciência está nos estados do Acre e Rondônia, realizando atividades educativas em escolas de Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul (no Acre), Cacoal a aldeia Suruí (em Rondônia). Este é o programa GalileoMobile que está no Brasil pela primeira vez e tem a intenção de levar conhecimento e diversão através da Astronomia para cerca de dois mil estudantes e 150 educadores da região.

A expedição, apelidada de “BraBo” – acrônimo que liga os dois países da rota, Brasil e Bolívia -, segue para os estados do Acre e Rondônia depois de passar pela região de Pando, na Bolívia. Durante dezenove dias, alunos do ensino secundário poderão realizar observações da Lua, identificar constelações, classificar galáxias e construir relógios solares, entre outras atividades.

Parte do material a ser utilizado nas oficinas e doado às escolas foi concedida pela seção de Astronomia pelo Desenvolvimento da União Astronômica Internacional (OAD, na sigla em Inglês), pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e pelo projeto UniverseAwareness (UNAWE), parceiro do GalileoMobile. O restante foi obtido por uma campanha de crowdfunding.

Patrícia Spinelli, pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e membro do GalileoMobile desde o início do projeto, em 2008, coordena a parte brasileira da expedição junto com Eduardo Penteado, pesquisador da Universidade de Nijmegen, na Holanda. No Acre, o projeto conta com o apoio da Universidade Federal do Acre (UFAC), em parceria com o MAST. A temporada brasileira tem o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

GalileoMobile (GM) é um projeto itinerante de educação em Astronomia. É uma iniciativa sem fins lucrativos organizada por astrônomos, educadores e comunicadores de ciência voluntários, provenientes dos continentes europeu e americano. Seu maior objetivo é levar Astronomia para jovens ao redor do mundo, em especial a regiões com pouco ou nenhum acesso a ações de divulgação científica. A fim de tornar isto possível, os membros do GM organizam atividades em escolas e locais afastados dos grandes centros para estimular a vontade de aprender através das belezas do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente