Instituto do Semiárido e Observatório Nacional irão realizar projetos cuja prioridade é a educação ambiental para a Caatinga
(Portal Brasil) O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e o Observatório Nacional (ON) formalizaram, no dia 15 de julho, um acordo de cooperação técnico-cientifica para realização de projetos na área onde se encontra instalado o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (Oasi).
O Oasi foi instalado no município de Itacuruba, no sertão de Pernambuco, para desenvolver estudos sobre asteroides e cometas em órbitas próximas da Terra; faz parte do projeto Impacton. A proposta da cooperação institucional é unir os conhecimentos do Insa e do ON para qualificar profissionais especialistas no bioma Caatinga a promover ações de educação ambiental em sintonia com os conceitos da astronomia e da observação do céu noturno.
São metas da cooperação: produzir materiais de divulgação científica e educação ambiental; realizar eventos de conscientização sobre a importância da conservação da natureza com alunos da região; capacitar professores e moradores para tornarem-se replicadores de boas práticas ambientais por meio de palestras e workshops.
Segundo os temos do Acordo, o Insa cederá pesquisadores, técnicos, material didático-educativo sobre temas de relevância para o Semiárido, bem como equipamentos necessários para a execução dos projetos de preservação da Caatinga na área onde foi instalada o Observatório Astronômico.
As pesquisadoras Teresinha Rodrigues e Daniela Larazzo, do ON, explicam que para uma boa visibilidade do céu noturno e o consequente sucesso do projeto Oasi a região de Itacuruba (PE) deve ser livre de queimadas. E a única forma de evitar queimadas provocadas pela ação do homem é através da promoção da educação ambiental junto à população.
Observatório Nacional
O Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atua em três grandes áreas de conhecimento - Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional.
A instituição realiza atividades incluem a formação de pesquisadores em cursos de pós-graduação, a geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira e a divulgação do conhecimento produzido através de atividades especializadas.
Instituto Nacional do Semiárido
O Insa também uma unidade de pesquisa do MCTI com enfoque no Semiárido brasileiro. Articula, realiza, promove e divulga a ciência, tecnologia e inovação como patrimônios universais para o bem da sociedade e, particularmente, da região semiárida.
O Instituto também tem inserção internacional como correspondente científico do Brasil junto à Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e Ponto Focal na América do Sul na Cúpula América do Sul-Países Árabes (ASPA), do Marco de Cooperação nas áreas técnica, científica e tecnológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente