7 de ago. de 2014
Observação da Super Lua com atividades em Natal/RN
A Associação Norte Riograndense de Astronomia fará um trabalho de observação junto ao público de Natal, na Praia de Ponta Negra, no próximo domingo, dia 10.
Haverá palestras rápidas, observação dos astros com o tema sobre a Lua e será feita a medida do diâmetro da Lua
Palestras:
- A Lua na Mitologia grega
- A Lua na Mitologia Egípicia
- A lua na cultura Tupi-guarani
- Os dias da semana e a astronomia
----
ESPETÁCULO NO CÉU
A ANRA vai observar. E VOCÊ?
Quando? Dia: 10/08/2014 – dia dos pais
Onde? Praia de Ponta Negra. Nosso ponto de observação será no final da Rua Desportista José Leão de Oliveira, ao lado do Blue Marlin Apartments
Horário? A partir das 17h30min, antes da Lua surgir no horizonte.
O céu nos convida para ver a Lua no próximo domingo, dia 10 de agosto, por coincidência, dia dos pais. Nosso satélite estará em sua posição mais próxima de nossa morada espacial, a Terra (em Astronomia, diz-se que a Lua se encontra no perigeu) e, além disso em noite de Lua cheia. Na oportunidade ela poderá se apresentar até 14% maior do que o normal.
Nosso grupo estará montando um posto de observação e dando explicações para o público em geral. Também aproveitaremos a oportunidade para ministrarmos palestras e fazermos experimentos em que poderemos calcular o diâmetro da Lua através do processo conhecido como Semelhança de Triângulos.
Quem poderá ver?
De qualquer ponto da Terra em que esteja com o céu limpo sem chuvas ou nuvens. Basta olhar para o horizonte Leste (onde surge a Lua). Nossa visão será privilegiada, veremos a Lua cheia prateando o mar no Oceano Atlântico, mais precisamente na praia de Ponta Negra – cartão postal de nossa cidade, cunhada por Luís da Câmara Cascudo como a noiva do Sol. Porém, quem vai nos prender a atenção será a Lua.
Por que isso acontece?
Como a órbita da Lua em torno da Terra não é uma circunferência perfeita, mas uma elipse (semelhante a uma circunferência achatada) em torno da Terra, a distância entre o planeta e seu satélite varia: o ponto de máxima distância é chamado de apogeu, enquanto a distância mínima é o perigeu. Como a Lua estará mais próxima da Terra e também em sua fase cheia, ela se apresentará mais brilhante. A distância média entre a Terra e a Lua é de 384.000 Km. A distância máxima é de 406.000 km. No próximo domingo, ao atingir seu perigeu, a Lua estará a 356.896 km de distância da Terra.
A Lua na Mitologia
Para os gregos Σελήνη (SELENE) é a rainha da noite e, quando se apresenta cheia, mostra todo o seu esplendor. O mito de Selene está relacionado ao encanto dos enamorados. Cheia de encanto e magia, inspiradora dos poetas, companheira dos solitários, confidente dos namorados, lá no alto, ela nos acompanha no nosso percurso pela vida. A Lua inspira os poetas a falar de amor, do amor romântico que não conhece o tempo e nem a hora. Esse é o desejo dos enamorados: cristalizar para sempre aquela intensa paixão dos primeiros encontros
.
Para os antigos romanos ela se chamava DIANA, a deusa da caça.
Para os egípcios ela é Isis – a mãe da Terra.
Para os tupis-guaranis, a Lua (Jaci, em guarani) é a principal regente da vida marinha. Considerada do sexo masculino, é o irmão mais novo do Sol. A primeira unidade de tempo utilizada pelos tupis-guaranis foi o dia, medido entre dois nasceres consecutivos do Sol. Depois veio o mês (também chamado jaxi), determinado a partir de duas aparições consecutivas de uma mesma fase da Lua.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente