25 de ago. de 2014

Por que estudar os neutrinos?

Ciclo de Colóquios do CBPF recebe Carlos Escobar, professor da Unicamp

(JC) Ciclo de Colóquios do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) recebe no dia 26 de agosto, terça-feira, às 16h o professor da Unicamp Carlos Escobar para a palestra Por que estudar os neutrinos? Será no auditório do 6º andar na sede do CBPF, na Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, no Rio de Janeiro.

Desde 1998 sabemos que os neutrinos possuem massa, uma descoberta que, sem muito alarido, causou um profundo impacto não apenas na física de partículas, mas também na cosmologia e até mesmo na física da matéria condensada. Neste colóquio apresentamos alguns dos desafios introduzidos por esta descoberta e os esforços que estão sendo feitos numa escala mundial para enfrentá-los através de um programa experimental diversificado que vai desde tentativas de medida direta da massa dos neutrinos em laboratórios terrestres até observações cosmológicas. Na parte final do colóquio apresentamos o conceito da LBNF (Long Baseline Neutrino Facility), uma linha de feixe de neutrinos, criados por um feixe intenso de prótons com potência superior a 1MW, dirigida a um laboratório subterrâneo distante alguns milhares de quilômetros do ponto de produção.

Carlos Escobar possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Física pelo Instituto de Fisica Teorica (1974) e doutorado em Física – University of Cambridge (1978). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem atuado na área de Física de Altas Energias, experimental e teórica e, recentemente, tem trabalhado em problemas de informação quântica. Trabalha no projeto Observatório Pierre Auger, de investigação dos Raios Cósmicos de Altíssimas Energias desde sua concepção em 1995 e desde 1984 faz partes de colaborações internacionais atuando em experimentos de alvo fixo no Fermi National Laboratory (Fermilab) nos EUA.

A programação do Ciclo de Colóquios do CBPF é semanal, aberta e franqueada ao público.

http://portal1.cbpf.br/coloquio/por-que-estudar-os-neutrinos-carlos-escobar/1349

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente