1 de ago. de 2014

Ronaldo Mourão: lembranças com o mestre - III



Meu encontro com o Prof. Ronaldo Rogério de Freitas Mourão ocorreu na cidade de Araçatuba, interior do estado de São Paulo, no dia 6 de Julho de 2006, durante um tradicional evento de astronomia e ufologia denominado "Cosmos", àquele ano em sua 5ª edição. Após uma maravilhosa palestra proferida pelo mesmo, intitulada " Astronomia, Deus e religião ", o Prof. Mourão de forma muito cortês, colocou-se à disposição para perguntas técnicas, simples bate-papo e a autografar seus livros, trazidos pelos participantes em grande quantidade.

Após um breve diálogo, uma vez que o mesmo apresentava já sinais de cansaço pelo dia agitado, solicitei-lhe que autografasse um livro de sua autoria, o " Anuário de Astronomia e Astronáutica 2006 ", no que fui prontamente atendido. Contemplei, em um misto de admiração, pela majestosa figura de cientista à minha frente, e constatação de sua comprometida condição de saúde, onde era notório a presença do Mal de Parkinson, denunciado pelos intensos tremores nas mãos enquanto escrevia, aliado à típica micrografia ( letras pequenas ) presente nesta condição clínica ( ver imagem anexa ). Agradeci de imediato à sua gentileza, recolhi meu prêmio valioso e voltei para minha casa, certo de que houvera tido um contato, ainda que breve, com um dos maiores gênios da astronomia brasileira de todos os tempos. Obrigado, Prof Mourão, por todos os conhecimentos compartilhados ao longo destas décadas.

Marco Goiato
Araçatuba/SP




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente