25 de ago. de 2014

UFRN fará parceria com observatório europeu

(Tribuna do Norte) A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz e o ministro da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), Clélio Campolina, participaram de uma reunião para definir a instalação de um laboratório da instituição potiguar no principal observatório astronômico do mundo, o European Southern Observatory (ESO), em construção no deserto do Atacama, no Chile. Se aprovado o investimento no projeto, os pesquisadores da instituição poderão ter acesso não apenas ao espaço, mas também aos dados coletados por pesquisadores de várias partes do planeta.

Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE por telefone, a reitora explicou que o encontro serviu para apresentar o projeto de instalação do laboratório em solo chileno. “Esse observatório é desenvolvido por meio de uma parceria entre 14 países da Europa, além do Brasil. É nesse ponto que entra a UFRN, com as pesquisas que desenvolve na área da astrofísica e da astronomia. Nosso objetivo é instalar um laboratório onde pesquisadores da instituição possam ter acesso aos dados coletados e desenvolvam os projetos tocados pela universidade”, explicou Ângela.

O observatório que está sendo construído no Chile será o maior do mundo, com custo estimado em 1 bilhão de euros. Os recursos para a construção de laboratório da UFRN passam pelo crivo do Ministério do Planejamento, que de acordo com a reitora, também se mostrou favorável a implementação do projeto. “Tivemos uma boa contrapartida por parte tanto do MCTI quando do Ministério do Planejamento. A reunião desta quarta-feira serviu também para pudéssemos esclarecer como a verba pública seria investida e a importância que isso tem para as pesquisas em astronomia no Brasil”, disse a reitora.

O projeto será coordenado pelo professor José Renan Medeiros, que já trabalha desde 2011 com os pesquisadores do ESO. Ângela reforçou que o projeto é importante não só para a UFRN, mas para várias outras pesquisas no mundo. “Esse observatório tem grande relevância, pois vai beneficiar pesquisas em todo o planeta. Será um espaço multiusuário, onde pesquisadores do mundo inteiro poderão se beneficiar pela troca dos dados coletados. Com a instalação do laboratório, as pesquisas desenvolvidas pela UFRN na área de Astronomia, que já são importantes, serão elevadas para um outro patamar”, contou a reitora. Uma nova reunião entre as partes será marcada para definir o investimento pelo Ministério do Planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente