15 de ago. de 2014

Um decálogo para a narrativa de divulgacão científica (SciCom Narratives)

(Aquiles Negrete Yankelevich - Com Ciência) Existe uma variedade de autores contemporâneos pertencentes a uma nova geração de escritores populares de ciência que estão recorrendo à narrativa e à ficção, fazendo uma ponte entre as duas velhas culturas – ciências e humanidades – (Snow, 1956) e, com isso, oferecendo ao público um caminho seguro e atrativo ao conhecimento científico. As narrativas proporcionam uma maneira precisa de representar e comunicar o conhecimento; um detonador emotivo efetivo; uma estrutura para a memória de longo prazo; e uma poderosa ajuda para a aprendizagem (Brunner, 1988; Gough, 1993; Sánchez, 1998; Gutierrez, 2001; Wright, 2001; López, 2003; Weitkamp, 2007; Jansen, 2008; Negrete, 2009; Iacono e de Paula, 2011). Apresentar informação científica por meio de contos, romances, tiras cômicas e peças de teatro deveria ser considerada uma maneira importante de transmitir o conhecimento no repertório dos comunicadores de ciência.

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