11 de set. de 2014

Ares x Antares: sangue e pancadaria no céu!



SKY MMA ULTIMATE FIGHTING – ARES X ANTARES - 27 a 29 de setembro

Sangue e pancadaria no céu! Chegou a hora da verdade!

Novamente está em jogo o cinturão do astro mais avermelhado do céu! Os arquirrivais novamente irão se encontrar para mais um tira-teima, depois de 2 anos de seus últimos combates. Quem é o mais vermelho? Quem é o mais brilhante? Antares, a supergigante vermelha do Escorpião, ou Marte, o planeta do deus da guerra? Quem ganha essa vez?

Saturno irá assistir ao combate de camarote, mas preferiu se manter em Libra por questões de segurança. Mercúrio odeia confusões e só dará uma espiadinha no duelo, ficando bem perto do horizonte oeste em Virgem ao anoitecer desses dias. No dia 29 a Lua será a grande convidada, exibindo suas curvas como a ring girl da luta desse dia.

Anderson Silva está sendo contactado para comentar o combate, mas não damos garantia de sua presença porque esse lance de ver estrelas o fará lembrar-se do trauma de suas duas últimas lutas. 

Não perca esse desafio, cuja revanche será apenas em agosto de 2016! Assista ao vivo num observatório ou Clube de Astronomia mais próximo de você!

----

O texto acima é apenas uma sugestão bem humorada para incrementar a divulgação de sua atividade ligando a observação da conjunção às lutas de vale-tudo.

As conjunções entre estrelas e planetas não são tão badaladas quanto as que ocorrem entre planetas, ou estes com a Lua, mas esta é especial porque envolve alguns dos astros mais brilhantes do céu. Trata-se da estrela mais brilhante de uma das mais notáveis constelações, com um dos planetas mais próximos da Terra. Além disso, o nome da estrela do Escorpião está intimamente ligado ao Planeta Vermelho.

A visualização dessa conjunção serve para treinar os olhos de quem observa. Duas características desses astros podem ser exploradas para treinar a sensibilidade ocular: o brilho e a tonalidade de cor. É de grande utilidade para quem quiser se aprimorar na observação de estrelas variáveis, por exemplo.

- Dia 27/9 (SÁBADO) a Lua estará próxima de Saturno, em Libra.
- Dia 28/9 (DOMINGO) Marte e Antares estarão a apenas 3 graus um do outro.
- Dia 29/9 (segunda) a Lua estará próxima dos dois astros avermelhados.

SUGESTÕES DIDÁTICAS:

- No sábado, que tal acrescentar uma super observação, com Marte, Antares, Saturno e Lua? Serão duas conjunções: Saturno X Lua ; Antares X Marte.

Você pode repetir a observação dos 4 astros no domingo, com ápice na segunda-feira, quando a Lua estiver próxima de Marte e Antares.

- Que tal uma palestra sobre o nome das estrelas? A ligação etimológica entre Marte e a alfa do Escorpião pode ser ampliada para o nome de outras estrelas que aparecerão na mesma noite.

- Que tal aproveitar a rivalidade e ensinar ao público a estimar o brilho dos dois astros? Você pode pedir para comparar o brilho com outros planetas e estrelas que estarão no céu. Se seu evento for de 3 dias, faça a estimativa todos os dias para verificar se houve alguma mudança na variação de brilho.

- Já percebeu que muitos acham que as estrelas são da mesma cor, principalmente em regiões com alta poluição luminosa? Que tal comparar a cor de Antares com outras estrelas alfas que estarão aparecendo na mesma hora? E Marte, será que é da mesma cor de Saturno?

- Seu público gostou de estimar e comparar o brilho dos astros? Que tal incentivá-lo a estimar periodicamente algumas estrelas? Dependendo da estrela, apenas um binóculo já será suficiente para as estimativas. A seção de variáveis da REA (http://rea-brasil.org/variaveis/) ou a AAVSO (http://www.aavso.org/), entidade conhecida mundialmente pelo seu acervo sobre estrelas variáveis são um bom caminho para as próximas etapas.

CUIDADO COM A IMPRENSA:
- A conjunção entre Marte e Antares é um fenômeno regular, que acontece a cada dois anos, aproximadamente. Como o conceito de raro é um pouco subjetivo, tome cuidado com alguns conteúdos que serão divulgados na mídia e redes sociais. A próxima conjunção será em agosto de 2016. Será mesmo raro um fenômeno se repetir a cada dois anos?

Programe sua atividade. O GaeA ajudará gratuitamente na divulgação.

Céus limpos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente