23 de set. de 2014

Equinócio da Primavera é marcado por manifestações culturais do AP

Marabaixo, batuque e músicas regionais 'receberam o sol', nesta terça (23). Macapá é a única capital brasileira que celebra o equinócio solar.


(G1) Turistas e amapaenses assistiram na manhã desta terça-feira (23) em Macapá ao fenômeno do equinócio, instante em que o sol, em sua órbita aparente, cruza o plano do equador celeste. O evento foi visto no monumento do Marco Zero do Equador, que desde o dia 20 de setembro sedia o Equinócio da Primavera 2014. Grupos de manifestação cultural promoveram apresentações e uma homenagem foi feita ao sol através do projeto 'Brilho do Sol', do ritual Santo Daime. A capital amapaense é a única cidade brasileira cortada pela linha imaginária do equador.

O fenômeno começou às 2h29 desta terça-feira (23). No amanhecer, grupos culturais fizeram apresentações de marabaixo. O grupo "Juventude Marabaixeira" abriu a programação, com cerca de 10 dançarinos.

"Para nós, que crescemos aqui, é muito importante poder mostrar um pouco da cultura amapaense. É a primeira vez que nosso grupo dança no equinócio", disse a dançarina Elaine Rosário, de 26 anos. Para ela, o equinócio também é uma oportunidade de intercâmbio entre as manifestações culturais do estado.

O grupo Encanto Norte também apresentou o batuque e ritmos regionais durante a programação.

A macapaense Simone Santos disse que gosta de participar do evento e acredita que essa é uma oportunidade de valorização do fenômeno.

"Acho que falta valorizar mais toda essa programação, ela precisa de foco. Somos privilegiados por poder presenciar esse fenômeno, pois outras pessoas não têm essa oportunidade e nem nos damos conta disso", comentou Simone.

Senédia Marques, de 74 anos, é de Florianópolis e está de férias com a família em Macapá. Ela conta que aproveitou a oportunidade da visita para assistir ao fenômeno.

"É a primeira vez que venho ao Marco Zero e achei tudo muito diferente lá do Sul. Acho que falta mais estudo sobre o equinócio, com aparelhos especiais e mais divulgação sobre o fenômeno em si", observou a turista.

A filha de Senédia, Leula Marques Gaia, de 50 anos, mora em Macapá há mais de 5 anos, e acredita que os amapaenses deveriam perceber a importância que tem o ponto turístico.

"Eu acho lindo o equinócio, amo vê-lo acontecer. Acho que as pessoas deveriam olhar mais para este espaço e mostrar a importância que ele tem", opinou.

Programação
A programação do Equinócio da Primavera começou no dia 20 de setembro, com o 6º Fest Jeep e exploração do fenômeno, curiosidades sobre o espaço, experimentos científicos e o Planetário Móvel Maywaka. As atividades continuam até o dia 30 de setembro, no monumento, com exposição fotográfica, no horário de 8h às 18h.

Além de setembro, o Equinócio também acontece em março (Equinócio das Águas). O fenômeno marca o começo da primavera, e é o momento em que o dia e a noite têm a mesma duração (12 horas).
----
Matéria com vídeo e imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente