19 de set. de 2014

Estudantes da Unila promovem evento Equinócio boliviano



(H2Foz) Um grupo de estudantes bolivianos da UNILA promove, no próximo sábado (20), o "Equinócio Boliviano", que será realizado na Moradia Estudantil 1 (Avenida Tancredo Neves). Com início às 15h30, o evento será gratuito e contará com apresentações musicais, de dança, de cinema e poesia boliviana, além de feira gastronômica, exposições de livros, de bebidas típicas, entre outros.

O festejo é típico no país e marca o momento em que o Sol posiciona-se sobre a linha do Equador, iluminando da mesma forma os dois hemisférios (sul e norte), e fazendo que tanto o dia quanto a noite durem 12 horas.

É o momento em que o Sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do Equador. O equinócio ocorre durante os meses de março e setembro, quando há mudança de estação. Para este ano, a previsão é de que esse instante aconteça no próximo dia 23 de setembro.

"Nossos antepassados conheceram o tempo e estudaram a natureza de uma forma tal que sabiam dos efeitos da inclinação da Terra e seu trajeto de translação pela órbita elíptica ao redor do Sol, formando as estações, solstícios e equinócios.

Dessa maneira, a medição milenária do tempo dividia o ano em quatro grandes épocas, que eram celebradas devido a seus grandes significados de mudanças dentro da cultura andino-amazônica", explicou o acadêmico de Ciências Biológicas, Juan Espinoza, que é natural de La Paz, na Bolívia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente