27 de set. de 2014

Fenômeno astronômico reúne Marte e Lua na constelação do Escorpião

(Mercado da Comunicação) A noite de 29 de setembro será especial para os amantes da astronomia. Logo ao escurecer, um lindo fenômeno poderá ser observado no céu: a conjunção entre Marte, a Lua e a estrela Antares da constelação do Escorpião.

Segundo Jair Barroso, astrônomo do Observatório Nacional e membro da comissão da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), nosso satélite natural passará “perto” do planeta vermelho. “Essa conjunção se torna ainda mais interessante porque Marte atravessa a constelação do Escorpião, uma das 12 constelações zodiacais clássicas da antiguidade, e se encontrará a poucos graus de Antares, a sua estrela mais brilhante”, explica.

Ainda de acordo com Barroso, Marte e Antares têm a cor avermelhada por razões físicas diferentes, porém seus brilhos serão praticamente idênticos nessa ocasião. “A cada dois anos, Marte passa "perto" de Antares, não necessariamente com o mesmo alinhamento em relação à Lua. Nosso satélite estará numa fase favorável, pois não contribuirá com brilho excessivo. Isso permitirá a fácil observação desses astros, além da identificação da constelação do Escorpião”, revela.

A constelação se parecerá com um ponto de interrogação invertido quando o “escorpião” se puser a oeste. As pessoas poderão reconhecer as estrelas que a compõem com uma observação atenciosa e um pouco de imaginação.

- O “escorpião” estará se pondo com a cauda para cima e as garras para baixo. No correr da noite, o movimento da Lua, em consequência de sua translação em torno da Terra, levará a um alinhamento aparente dos astros (perto das 21h de Brasília), que será melhor apreciado por aqueles situados a oeste no Brasil, com o satélite natural numa posição mais alta em relação ao horizonte - relata.
----
E mais:
Sugestão para hoje: A dança dos planetas (O Guardador de Estrelas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente