1 de set. de 2014

MAST promove o VI Curso de Extensão para Professores

De 03 de setembro a 01 de outubro, o curso irá reunir professores e graduandos de diversas áreas como Biblioteconomia, Física, Ciências Biológicas, Geografia, História, Pedagogia, Turismo.



A sexta edição do Curso de Extensão para Professores “Instrumentos Científicos, Ciências, Território e Nação (1870-1930)” irá acontecer às quartas-feiras, no período de 03 de setembro a 01 de outubro, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O curso tem como coordenadora Moema Vergara, pesquisadora do MAST, como organizadores, Maria Gabriela Bernardino e Cintia Machado, e o apoio da FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

O curso busca analisar o papel da ciência e da técnica no conhecimento e ocupação do território brasileiro em diversos momentos da história, destacar a importância e o funcionamento de instrumentos científicos usados nesse processo e a dinamização das bibliotecas nos estudos em história da ciência. Além de aulas expositivas, o cronograma oferece uma oficina onde será montado um modelo didático de um teodolito (instrumento usado na demarcação).

No primeiro dia do curso de extensão, 03 de setembro, haverá a participação de Douglas Falcão, diretor de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Pedro Zille, professor de Física da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), que irá abordar suas experiências com a educação não-formal no MAST e na escola; e Lucia Lino, bibliotecária e especialista em documentação científica, que irá falar sobre a biblioteca como um lugar de encontros.

Neste ano, o curso irá reunir professores e graduandos de diversas áreas como Biblioteconomia, Física, Ciências Biológicas, Geografia, História, Pedagogia, Turismo. Os trinta participantes inscritos receberão certificado. O curso contará com a participação, como palestrantes, de alguns pesquisadores do grupo “Representações do território: Cartografia, Ciência e Nação (1889-1945)” como Sergio Nunes (UFF), André Novaes (UERJ) e Maria Gabriela Bernardino (MAST), novos nomes que enfatizarão o tema “território”.

Acesse aqui, o cronograma completo de atividades do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente