4 de set. de 2014

Observatório de Lisboa à espera de restauro

Universidade de Lisboa não tem verba para recuperar edifício “único” em Portugal, de 1875.




(Económico) O edifício do Observatório Astronómico da Escola Politécnica, património da Universidade de Lisboa, é um bom exemplo da falta de manutenção que os cortes orçamentais têm provocado nos edifícios históricos das universidades."Não temos capacidade para recuperar o Observatório Astronómico da Rua da Escola Politécnica. Precisávamos de dois milhões de euros. É uma pena, porque é um edifício único em Portugal e há poucos na Europa da época", afirma Cruz Serra, reitor da Universidade de Lisboa.

O edifício, fundado em 1875, continua a aguardar um projecto de recuperação e restauro, que com anos sucessivos de cortes nos orçamentos da Universidade de Lisboa ainda não chegou. Este edifício pertence ao Museu da Ciência e é o único observatório oitocentista de ensino existente em Portugal. Reconstruído em 1898, divide-se em três espaços: o edifício central com as suas três cúpulas, um edifício de três pisos e um terceiro edifício que ficou conhecido por barraca e que era utilizado sobretudo para calibrar instrumentos.

É uma instituição que desenvolveu excelentes competências em trabalhos de astrometria no século XIX e parte do século XX, o que lhe deu fama internacional. Localiza-se na Tapada da Ajuda. Este edifício precisava de uma obra de recuperação e restauro como a que aconteceu no Laboratório Chímico da Escola Politécnica.
----
E mais:
Jardim Botânico da Universidade de Lisboa agoniza à espera de obras (Público - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente