12 de set. de 2014

Origem da Vida: Terrestre ou espacial?



(Fundação Planetário) Qual será a origem da vida? Existem experimentos que dizem ser possível, a partir da condições iniciais do planeta Terra, ter se formado quase espontaneamente da combinação de vários elementos químicos. Outras teorias falam da possibilidade da vida ter sido de origem extraterrestre, disseminada por cometas e asteroides. Qual a verdadeira?

Para responder esta pergunta, o pesquisador russo Aleksander Oparin (direita) e o inglês John Burdon Haldane (esquerda) propuseram, no início da década de 1920, a formação de moléculas orgânicas a partir de moléculas inorgânicas, inicialmente na atmosfera e posteriormente nos oceanos.

Resumidamente, seria assim. As condições iniciais do planeta eram muito diferentes da atual. A enorme quantidade de vulcões expelia gases e partículas que ficaram aprisionados ao planeta devido à força gravitacional, criando uma atmosfera primitiva.

Composta basicamente dos gases – Metano (CH4), Amônia (NH3), Hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O), a atmosfera primitiva continha pouco Oxigênio (O2) e, por isto, era um ambiente de baixa oxidação, o que permitiria a combinação e a preservação de elementos mais complexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente