O ‘Coursera’ leva conteúdo gratuito de 110 universidades de excelência para 9 milhões de alunos no mundo todo – e agora chegou oficialmente ao Brasil em língua portuguesa
(Galileu) Desde que foi criada na Universidade de Stanford em abril de 2012, a plataforma de cursos online gratuitos Coursera cresceu vertiginosamente: partindo de uma experiência com três cursos realizada poucos meses antes, que abrangia algumas centenas de pessoas, em pouco mais de dois anos a ferramenta está oferecendo 760 cursos, elaborados por 110 instituições de ensino e atingindo 9 milhões de estudantes do mundo todo.
O problema é que apenas 28 destes cursos foram legendados em português por 300 tradutores voluntários, e a maior parte do conteúdo do site está em inglês. Se alguém tivesse interesse em se inscrever em um dos programas, provavelmente teria que ter fluência no idioma – mas mesmo com as dificuldades, os usuários brasileiros chegam a 300 mil. “O Brasil demonstra ter uma forte paixão pela educação, mas ainda assim muitos não têm acesso a um conteúdo de qualidade. Por isso acreditamos que aqui é um lugar chave para se promover um grande impacto”, explica Daphne Koller, que já foi professora de ciência da computação em Stanford antes de ajudar a fundar o Coursera.
Para fortalecer ainda mais sua presença no país, a empresa anunciou oficialmente nesta quarta-feira (17/9) que as duas maiores universidades brasileiras, a USP e a Unicamp, vão começar a produzir cursos em língua portuguesa especialmente para o serviço. “Ninguém sabe exatamente qual é a direção que os cursos online vão tomar, cada faculdade faz de um jeito. Mas ninguém tem dúvida de que vão ser importantíssimos”, disse o empresário Jorge Paulo Lemann na cerimônia de lançamento. A Fundação Lemann, que fomenta a educação no Brasil, é a apoiadora oficial do projeto por aqui.
O Coursera é uma das diversas plataformas surgidas nos últimos anos que promove os chamados cursos online abertos e massivos (os MOOCs, na sigla em inglês), inclusive com emissão de certificado em alguns deles. O segmento vem se expandindo de forma exponencial, e muitos acreditam que a tendência é o início de uma revolução muito maior na educação. “O professor passa a ser o criador de um ambiente no qual o aluno é sujeito do próprio processo de aprendizagem”, aponta João Frederico Meyer, pró-reitor de extensão da Unicamp. “Queremos nos fazer mudar para atender as demandas de uma sociedade que está em constante mudança”, completa.
Tanto para a Universidade de Campinas quanto para a de São Paulo, a parceria é estratégica por três motivos: se alinha à busca comum de ambas por métodos de seleção alternativos ao vestibular, possibilita o acesso à enorme base de dados do serviço e também amplia o alcance do conteúdo acadêmico não apenas no Brasil, mas em toda a população lusófona. “Hoje queremos abrir o leque e buscar os melhores alunos, fabricá-los e contribuir na formação deles. Nós não vamos reinventar a roda, o Coursera é quase uma fábrica para se saber o que funciona ou não”, diz José Eduardo Krieger, pró-reitor de pesquisa da USP.
A USP já soma quatro cursos agendados, três deles sobre finanças e negócios, e um sobre astronomia – “Origens da Vida no Contexto Cósmico”. A Unicamp conta com dois, nas áreas de computação e empreendedorismo. Apesar da data inicial ainda não estar marcada, a estimativa é que as atividades se iniciem no início do ano que vem. A expectativa das instituições é altíssima: o pró-reitor Meyer comparou o ingresso na plataforma com a simbólica superação do Cabo Bojador pelos portugueses. “Nós vamos descobrir Angola, chegar a Moçambique e dizer para o Cabo das Tormentas que ele é o cabo da Boa Esperança”, brinca.
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