28 de out. de 2014

28/SET/2015 - SUPER ECLIPSE - Projeto de Mobilização para (re)ativação dos clubes de Astronomia


Estamos a 11 meses de um dos eventos astronômicos mais aguardados para o ano que se aproxima. Este alerta com bastante antecedência é para que você não perca a chance de reativar ou fundar o seu clube ou grupo de Astronomia. Aproveite esse maravilhoso fenômeno para dar um novo pontapé inicial na divulgação astronômica de sua região.

Muitos grupos tiveram início no Ano Internacional da Astronomia (2009), mas aos poucos a disposição de seus membros foi diminuindo por vários motivos: falta de tempo, de incentivo, de grana, etc...

Que tal tentar começar de novo? Estamos iniciando uma mobilização de nível nacional para que vários clubes de Astronomia surjam ou ressurjam no dia ou na semana do Super Eclipse. Que seja um novo começo, uma nova tentativa de levar Astronomia a todas as pessoas.

1) Continua sem tempo? Seu trabalho ou estudos te consome totalmente?
Alguns grupos de Astronomia fazem apenas um evento por ano porque existem pessoas na mesma situação que você. Concentre seus esforços apenas no eclipse. Com certeza, em 2016, aparecerão outros fenômenos para que seu clube continue dando seus suspiros.

2) "Não possuo instrumentos e não tenho grana para comprar um."
A observação de todas as etapas do eclipse pode ser feita sem instrumentos. A falta de um telescópio não tornará ruim a sua atividade. Enriqueça sua atividade com uma palestra, uma aula a céu aberto ou qualquer coisa que passe pela sua imaginação e que tenha a ver com a Astronomia.

3) "Quero começar com o eclipse e continuar com outros eventos, mas não sei o que mostrar às pessoas."
Temos duas sugestões iniciais: uma para quem não possui instrumentos e outra para quem possui: Chuva de Meteoros Orionídeos e Oposição de Urano.

Chuva de Meteoros Orionídeos - entre os dias 21 e 22 de outubro haverá mais um pico da chuva de meteoros cujo radiante situa-se próximo das Três Marias. Em 2015 você poderá fazer uma observação comemorativa desses meteoros. Serão comemorados os 30 anos da última passagem do Cometa Halley, o astro que deu origem a essa chuva de meteoros. Lembre-se: para ver os meteoros basta um céu escuro e a vista desarmada. Aprenda apenas a localizar a constelação de Órion. Não precisa de telescópios.

Oposição do planeta Urano - Urano geralmente não é visível a olho nu, daí a necessidade de instrumentos ópticos. Essa é a nossa sugestão para quem quer continuar as atividades de seu clube com instrumentos: a oposição de Urano, ou seja, o ponto que ele fica mais próximo da Terra COINCIDIRÁ COM O FERIADO (12/10). Aproveite o feriado e ofereça às pessoas da sua comunidade a chance de ver o planeta Urano pela primeira vez.

4) "Quero (re)ativar o meu clube de Astronomia, mas só posso nas férias do final do ano."
Todos os anos, no dia 2 de dezembro, é comemorado o Dia da Astronomia no Brasil, em homenagem ao imperador Dom Pedro II, patrono da Astronomia. Em 2015 serão comemorados os 190 anos de seu nascimento. Se sua rotina atrapalha o desenvolvimento de atividades ligadas ao seu clube, está aí uma sugestão em grande estilo.

Não esmoreça. Planeje. Você tem 11 meses. O céu não pode esperar.

GaeA - Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos.

Mais informações sobre o Eclipse da Super Lua de 28/SET/2015:
http://gaea-astronomia.blogspot.com/2014/09/28set2015-super-eclipse-lunar-eclipse.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente