11 de out. de 2014

Ações sociais e curiosidades marcam SNCT 2014 em São Paulo

Entre as atrações, a abertura da mostra 'Cabeça Dinossauro: o Novo Titã brasileiro', organizada pelo Museu de Zoologia da USP

(Portal Brasil) A programação da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em São Paulo (SNCT 2014) começa nesta quarta-feira (8), com a realização de eventos no Parque CienTec da Universidade de São Paulo (USP), na capital, local que congrega grande parte das atividades no estado.

Até sábado (11), das 9h às 16h30, o parque oferecerá suas tradicionais sessões de planetário digital, trilhas ecológicas, arborismo, gincana com bússola, atividades de física, geofísica, matemática e meteorologia, entre outras.

Uma das atrações para o público é a abertura da exposição itinerante Cabeça Dinossauro: o Novo Titã brasileiro, organizada pelo Museu de Zoologia da USP, pelo Museu de Ciências da USP e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. A mostra apresenta uma réplica da mais nova espécie de dinossauro encontrada no Brasil, o Tapuiasaurus macedoi, que pertence ao grupo dos titanossauros. Seus fósseis foram encontrados, em 2008, na cidade de Coração de Jesus, em Minas Gerais.

Outra novidade – a ser oferecida pelo Instituto de Geociências da instituição – é a programação interativa voltada para o público infantil, que terá a oportunidade de fazer réplicas de rochas e fósseis de animais pequenos e conchas, além de garras e dentes de dinossauros. As crianças também serão convidadas a produzir material em vídeo sobre a feira, com a realização de coberturas geralmente feitas por produtoras.

"As crianças vão poder filmar, preparar roteiro e fazer a edição do material. Esse será o forte das nossas atividades e, para isso, procuramos dar um viés de linguagem adaptada para elas", comenta o diretor do Parque, Fábio Ramos. Plantio de palmeiras juçara, mostra de documentários do projeto Ver Ciência, entre outras ações, também compõem a programação.

O público poderá, ainda, conferir exposições do Museu de Ciências e de outros institutos de ensino e pesquisa da USP, como o Desafio Robótico, o projeto Solo na Escola, projetos interativos, prática de modalidades esportivas, jogos eletrônicos, mostra de curta-metragem e laboratório de medicina tropical.

Palestras
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), por meio do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia & Inovação (CMTC&I), realizará, ainda, entre segunda-feira (13) e o dia 19, a 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento. A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estão entre as entidades que subsidiam a organização do evento, que contempla especialmente palestras sobre temas como desastres naturais, empreendedorismo e inovação.

A semana científica acontecerá em várias regiões da capital, em espaços como os centro educacionais unificados (CEUs) e a Câmara Municipal, paralelamente à 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A SNCT tem por finalidade a popularização do conhecimento científico e tecnológico, o aprofundamento do diálogo entre a sociedade e a área de ciência e tecnologia.

Rolezinho da ciência
Na cidade de Bauru, a mais de 300 quilômetros da capital, a ideia dos organizadores da semana foi aliar a prática do rolezinho (ato que se caracteriza pelo encontro de jovens em shopping centers mobilizados por redes sociais) para reunir a juventude local em torno dos eventos de divulgação científica. Seguindo a tradição de realizar as atividades em espaços públicos, as ações acontecem, neste ano, no estacionamento do Shopping Bauru, onde serão apresentados trabalhos da comunidade científica numa grande feira interativa.

A chamada Festa da Ciência de Bauru está na décima edição e ocorre, no dia 17, das 8h às 22h, com a participação de 30 instituições – entre elas universidades, faculdades, organismos do Sistema S e empresas ligadas ao setor de ciência e tecnologia –, que apresentarão no local centenas de experimentos e projetos.

"É o maior momento de reunião da comunidade científica, e esses participantes são pesquisadores e alunos que vão compartilhar esse conhecimento com o público. A ideia é fazer com que as pessoas que trabalham com o universo da ciência saiam do seu ambiente para onde a população circula", explica o coordenador local da SNCT, Luís Victorelli. "Vamos agregar isso ao Rolezinho da Ciência, como forma de chamar atenção também para essa questão social da falta de lazer para a população jovem de regiões periféricas", acrescenta.

Além da Festa da Ciência, nos dias 14 e 15, acontece em Bauru o Ciência Tour, quando alunos, prioritariamente da rede pública, visitarão as instituições de pesquisa da cidade. Outra iniciativa é o Ciência vai à Escola, pelo qual pesquisadores farão palestras nas instituições de ensino da região durante o período oficial da programação nacional, de 13 a 17 de outubro.

Feira agroecológica
Uma feira agroecológica apresentadas por produtores orgânicos, com produtos de baixo custo, está entre as atividades no município de Santo André, onde as ações acontecerão na Universidade Federal do ABC (UFABC) e na Escola Parque do Conhecimento (Sabina). A programação variada, entre os dias 14 e 19, também inclui palestras de cibernética avançada e a apresentação de tecnologias produzidas no estado, a exemplo de implantes cerebrais (chips) capazes de movimentar partes do corpo de um paciente com dificuldades motoras.

Compõem ainda a programação jornadas científicas, bike tour, eventos culturais, visitas orientadas a estações de tratamento de esgoto e a aterro sanitário e palestras sobre temas diversos como: a mulher na ciência, economia solidária, Antártica, desafios do pré-sal, doenças infecciosas e parasitárias e gestão pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente