17 de out. de 2014

Alunos do Sertão conhecem planetário do Observatório Astronômico


(Alagoas 24 Horas) A parceria entre a Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) possibilitou aos alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Angelo Abreu, em Olho D’Água das Flores, conhecer um pouco mais sobre as estrelas, planetas e galáxias.

Na última sexta-feira (10), a escola recebeu o projeto Um Olhar para o Céu, que proporcionou aos alunos uma viagem ao estudo da astronomia com sessões do Planetário digital e exposições e maquetes. A iniciativa, que contribui com o ensino científico, já foi vista por mais de seis mil alunos por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) em diversos municípios alagoanos.

Segundo o coordenador do OAGLL, Adriano Aubert, o propósito do projeto Um Olhar para o Céu é despertar nos alunos do ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos o interesse pelas temáticas astronomia e o universo. “Os alunos têm a oportunidade de observar desde o sistema solar, constelações e nossa galáxia e, com isso, trabalhar esses conceitos de forma bem didática e de fácil compreensão”, explana.

O professor Adriano destaca ainda que a exposição se constitui em uma relação concreta dos conteúdos vistos em sala de aula e causa impacto na compreensão do tema sobre o universo. “Com as maquetes, os alunos têm a noção exata da dimensão dos entes celestes de nossa galáxia”, assegura.

Interatividade
Para o diretor-geral da Escola Estadual Ângelo Abreu, Paulo André, a exposição do Observatório Astronômico com o projeto ‘Um Olhar para o Céu’ representa uma experiência concreta sobre o tema aos alunos. “É uma demonstração clara de como são formadas as constelações, os planetas e seus efeitos na vida de cada um de nós”, afirma.

Além de contribuir com o ensino de Ciências para a formação dos alunos da rede estadual de ensino, o projeto desperta o interesse pelo tema por meio das atividades como observações com telescópios e oficinas de planisférios e constelarium. A exposição aborda uma série de conceitos sobre o universo, de forma interativa para os alunos.

A estudante Suelen Pereira, aluna do 8º ano, diz que ficou impressionada com as exposições sobre o universo e a galáxia, como também com os conceitos e as definições sobre os planetas, o sol e a lua. “Foi tudo muito interessante e aprendi muita coisa sobre o mundo da astronomia”, afirma.

Aluno do 9º ano, Clemerson da Silva, assistiu ao vídeo do planetário digital, ouviu atentamente as palestras e tirou suas dúvidas com relação ao universo. “Tudo foi interessante, como o tamanho do sol, as estrelas e as constelações”, confessa.

Somente neste semestre, como informa o professor Adriano Aubert, a exposição do Observatório Astronômico com o projeto ‘Um Olhar para o Céu’ já foi visitada nos municípios de Estrela de Alagoas, Piaçabuçú e Olho D’Água das Flores. A próxima cidade da exposição será Pão de Açúcar, em dezembro.

O Planetário móvel inflável tem um projetor multimídia e lentes especiais para apresentação de vídeo, com uma viagem pelo sistema solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente