(Jornal Digital - Portugal) A Escola de Ciências da Universidade do Minho recebe esta sexta-feira, 17 de Outubro, a visita de Bobak Ferdowsi, o cientista da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) que colocou a sonda Curiosity em Marte.
O engenheiro da NASA dá uma palestra pelas 10.30 horas no anfiteatro A1 (Complexo Pedagógico I) do campus de Gualtar, em Braga. A iniciativa tem o apoio da Embaixada dos EUA em Portugal.
Ferdowsi tornou-se conhecido em Agosto de 2012, quando o mundo o viu em directo a comandar a «amartagem» do Curiosity, um veículo robotizado do tamanho de um carro médio que está a explorar a superfície de Marte, recolhendo fotografias e amostras para análise, com o fim de identificar formas de vida. O engenheiro aerospacial de 34 anos e de ascendência iraniana ganhou 70 mil seguidores no Twitter e fama mundial.
Bobak Ferdowsi é membro da equipa Europa Clipper do Jet Propulsion Laboratory da NASA, nos EUA. A equipa está a estudar uma missão-conceito para o reconhecimento detalhado da lua Europa, junto a Júpiter. Pensa-se que esta lua possa ter um mundo oceânico coberto por uma capa de gelo e, eventualmente, vida, similar à das profundezas dos mares da Terra.
O astrónomo iraniano formou-se em Aeronáutica e Astronáutica pela Universidade de Washington e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). É especializado em sistemas de engenharia, planeamento de missões, lançamento integrado, verificação de rotas, engenharia de validação e direcção de voo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente