24 de out. de 2014

Efemérides astronômicas: de 21 a 31 de outubro de 2014


(O Guardador de Estrelas) O último terço de outubro começou durante uma bela chuva de meteoros, com radiante na constelação de Orion. Há dias atrás pude acompanhar, durante observações do céu com diferentes grupos de estudantes, uma crescente incidência de meteoros, que culminou na noite de 21 e durante a madrugada de 22. O fenômeno pode ser melhor observado em regiões livres de poluição luminosa, afastadas dos grandes centros urbanos. Meteoros ainda serão visíveis na noite de 22 e 23, especialmente a partir das 22 horas, mas sua incidência diminuirá ao longo dos próximos dias.

As chuvas de meteoros previstas nas efemérides astronômicas, normalmente estão relacionadas à passagem de cometas cuja órbita é conhecida. Quando a órbita da Terra passa próxima à órbita do cometa, nosso planeta atrai gravitacionalmente os fragmentos deixados pela passagem do cometa, e estes fragmentos entram na atmosfera da Terra em alta velocidade, se desintegrando e causando meteoros, conhecidos popularmente como estrelas fugazes, ou cadentes. Esta chuva que está acontecendo é chamada de Orinídeas, e tem a ver com o rastro deixado pelo cometa Halley. Se você ver algum meteoro por aí, faça um pedido ;)

O nosso bom e velho Sol segue seu curso aparente pela constelação da Virgem, onde se mantém até dia 31 de outubro, quando passa aos limites oficiais da constelação da Balança, segundo convenção da União Astronômica Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente