14 de out. de 2014

Grupo lança ideias para 'remontagem' do OMA

Incêndio que destruiu acervo histórico do espaço não abalou o interesse de frequentadores do local por astronomia


(Liberal) Frequentadores do OMA (Observatório Municipal de Americana) vão discutir em conjunto ideias que possam identificar um rumo para o equipamento público, que já sofria com a falta de investimentos, e chegou a uma situação ainda mais crítica com o incêndio - o primeiro de sua história - na quarta-feira.

Mesmo com o prédio sem condição de uso para visitas e sem energia elétrica, os voluntários que mantêm as atividades do local receberam o público na noite de ontem, como tradicionalmente ocorre às sextas-feiras.

Ações práticas, por sua vez, ainda dependem da viabilização da prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O conselheiro de cultura Marcio Zagalo disse que o grupo precisa encontrar parcerias, dentro do trâmite legal, já que a administração do local é pública, que possam colaborar com recursos para a manutenção.

"O foco principal é dar uma resposta à população, que toda sexta-feira à noite pode vir aqui. É importante manter um diálogo, conversar com essas pessoas e saber o que elas têm a sugerir. A participação popular promove boas ideias", considerou.

O astrônomo responsável pelo OMA, Carlos Andrade, destacou que as sugestões para a melhoria do espaço serão consideradas e compartilhadas com a administração.

A sala mais atingida pelo incêndio, que era utilizada como biblioteca, recebeu uma limpeza nos últimos dois dias. Apesar da Defesa Civil constatar a inexistência de abalos na estrutura do prédio, a área interna não será utilizada, ao menos por enquanto, em virtude dos danos na parte elétrica e da necessidade de reequipar o local.

O acervo da biblioteca foi completamente perdido com o incêndio. A sala onde eram guardados documentos históricos sobre o processo que permitiu a construção do observatório, inaugurado em 1985 como o segundo espaço do gênero no país sob administração municipal.

Além disso, ainda continha estudos científicos, manuscritos não publicados, revistas e jornais com conteúdo sobre astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente