20 de out. de 2014

II Semana do Livro e da Biblioteca da UFMS começa nesta segunda, 20

(Agora MS) De 20 a 24 de outubro, a Coordenadoria de Biblioteca Central realizará a II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da UFMS, com uma programação aberta gratuitamente ao público interno e externo.

Na programação da Semana há exposição de arte, premiações, lançamentos de livros, palestras, treinamentos, minicursos e oficinas. Todos podem participar de forma gratuita das promoções da semana, recebendo certificados.

“Este é um momento de integração da comunidade com a biblioteca universitária, uma forma de aproximação dos usuários com o universo do livro científico, das bases de dados eletrônicas, dos serviços e treinamentos oferecidos para facilitar as pesquisas acadêmicas”, disse a coordenadora de Biblioteca Central, Lucia Regina Vianna Oliveira.

Abertura musical
No dia 20 de outubro, às 9h, haverá a abertura da Semana com apresentação musical da acadêmica de Artes Visuais Daniele Santana Gomes que canta desde os 9 anos, além de ser pintora e dançarina. Com 200 composições, nenhuma gravada, Daniele diz que aprendeu de forma autodidata violão, gaita, piano e bateria.

Exposição de artes
Pelo segundo ano, artistas plásticos locais participam da Semana expondo no salão “Arte na Biblioteca”. Nomes de destaque como Ilton Silva e Lucia Serrat participam, assim como professores, acadêmicos e ex-acadêmicos do curso de Artes Visuais da UFMS. É a exposição Arte na Biblioteca, que será aberta às 9 h do dia 20, com a presença dos artistas.

O já consagrado Ilton Silva expõe três telas da série Cores e Mitos e seu filho Juan Silva, duas de sua autoria da série Relações de Tempos. A professora aposentada do curso de artes visuais da UFMS Lúcia Serrat também participa pela segunda vez trazendo duas obras da Série Transcendência I e série Transcendência II.

Alunos, ex-alunos e professor do curso de Artes Visuais também expõem. Israel Zayed (organizador da Exposição) com sua tela Memória Guarani; Edgar Santanna , com Chuvinha Boa; Juan Silva – duas obras da série Relações de Tempos; Leonn Vieira – Um sempre e pra sempre, da Série: conto de fadas com fadas, e Sarah Caires , com Floema.

Prêmio “Rato de Biblioteca”
Este ano foi criado um prêmio para incentivar o hábito de leitura e estimular o usuário da Biblioteca Central a utilizar os serviços oferecidos. A Semana premiará o acadêmico de Física Willian Carvalho da Silva, como o usuário que mais realizou empréstimos de materiais informacionais no período entre 24 de março a 24 de setembro de 2014. Foram 120 livros emprestados em seis meses. O nome do prêmio Rato de Biblioteca é uma brincadeira humorada com esse frequentador assíduo que irá receber como prêmio na abertura da Semana um leitor digital de livros da Editora Saraiva LEV, oferecido pelos patrocinadores.

Lançamentos de livros
Ainda no dia 20, no período da tarde, serão lançados três livros da Editora UFMS, seguidos por debates com os autores na Sala de Treinamento da Biblioteca Central, no Térreo.

De 14h às 15h, o professor de Física Alfredo Roque Salvetti conversa sobre o livro “Alma Racional“, baseado em diálogos e estudos feitos com alunos na disciplina Epistemologia, Filosofia e História da Ciência. Em seguida, as geógrafas e professoras da UFMS Icléia Albuquerque Vargas e Ana Paula Correia de Araújo conversam sobre o livro “Dinâmicas do Rural e do Contemporâneo”, uma coletânea de artigos de pesquisadores que oferecem um retrato do rural brasileiro, passando por temas como o agronegócio, a produção familiar, meio ambiente, políticas de conservação, geotecnologias e estratégias de desenvolvimento e reprodução.

Encerrando os lançamentos do dia 20, de 16h às 17h, o professor aposentado da UFMS Gilberto Luis Alves fala de dois livros, um de sua autoria “Arte, artesanato e desenvolvimento regional: Temas sul-mato-grossenses” e outro organizado por ele: “O Pantanal e sua História na pintura sul-mato-grossense”, ambos resultados de pesquisas sobre arte e cultura de Mato Grosso do Sul. Esses e outros livros estarão à venda no local. A Editora UFMS montou uma estante intitulada “Nossos Livros, Nossos Autores”, para expor títulos mais recentes.

Observação do céu
No dia 21, a Liga Acadêmica de Cardiologia e Enfermagem fará atividade prática na entrada da Biblioteca Central, a partir das 8h e das 14h, com atividades práticas sobre Preevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Acadêmicos do Clube de Astronomia Carl Sagan Casa da Ciência farão oficinas de observação intitulada “O céu da UFMS”, em dois horários, de 19h às 20h e de 20h às 21h.

Treinamentos e minicurso
Para acadêmicos da UFMS e de outras universidades serão oferecidos treinamentos nas bases de dados EBSCO (21), Web of Science com EndNote Web (23). Curso de fotografia digital para iniciantes (22); oficinas de Pilates (23), e Gestão Financeira (24); palestra sobre Logoterapia: o sentido da vida, com Thimóteo Loureiro (22).

Programação no site da Biblioteca Central (www.cbc.ufms.br) e no facebook https://pt-br.facebook.com/bibliotecacentral.ufms

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente