31 de out. de 2014

Livro didáctico de astronomia une investigadores de Portugal e São Tomé e Príncipe

(DNoticias - Portugal) Um livro com objetivos didáticos na área da astronomia, produzido por 12 investigadores portugueses e santomenses, vai ser apresentado na segunda-feira, quase em simultâneo, em Coimbra e São Tomé e Príncipe.

A obra "Do planeta Terra ao espaço - Sugestões de tarefas experimentais para dentro e fora da sala de aula" foi elaborado no âmbito do projeto "Matemática do Planeta Terra" (MPT), que promoveu diversas iniciativas científicas na ilha no Príncipe, São Tomé e Príncipe, em outubro e novembro de 2013.

O projeto MPT visou assinalar o Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra, criado pela UNESCO para "incentivar a investigação na identificação e na resolução de questões fundamentais" relacionadas com a Terra, entre outros objetivos.

Há um ano, foram desenvolvidos naquela ilha do equador cursos de formação e oficinas e cursos de formação "de grande relevância para alunos, professores e comunidade em geral", que culminaram na observação do eclipse solar de 03 de novembro.

"Exatamente um ano após esse importante eclipse, serão realizados os dois lançamentos do livro", salientou hoje à agência Lusa o investigador Paulo Jorge Lourenço, do projeto MPT, que tem como coordenadora nacional a professora Carlota Simões, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC).

O livro "Do planeta Terra ao espaço" poderá ser utilizado "em salas de aulas, clubes ou ambientes de formação à distância", por exemplo, e "vai ser distribuído pontualmente", a título gratuito, em Portugal, São Tomé e demais países lusófonos, referiu.

Esta edição, a cores e com uma tiragem de 750 exemplares, "é dirigida principalmente aos professores" da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que exercem a profissão no ensino básico e secundário, em áreas como a Astronomia, a Matemática, a Física, a Química e a Cosmologia.

O livro "surgiu naturalmente" na sequência do evento "Eclipse 2013: História e Ciência no Príncipe", que o Governo da Região Autónoma do Príncipe, a empresa HBD e o MPT organizaram no Príncipe, em 2013, com coordenação local da matemática santomense Joana Latas.

"A ilha do Príncipe foi um dos palcos que contribuiu para a comprovação experimental da Relatividade Geral", no início do século XX, disse Paulo Jorge Lourenço, do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, realçando que, em 2015, serão celebrados os 100 anos da enunciação desta teoria por Albert Einstein, "algo que, com este livro, se pretende também homenagear".

Na segunda-feira, as duas apresentações da obra vão decorrer no Centro Cultural do Príncipe, às 11:00, e no Rómulo - Centro Ciência Viva da UC, às 21:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente