24 de out. de 2014

MAST ensina química de forma divertida

Neste sábado, no Cozinhando com a química, a criançada vai aprender a fazer Jujuba! E entender como a química está presente no dia a dia. Tem também visitas orientadas pelo Museu e Observação do Céu! A entrada é gratuita!


Neste sábado, 25 de outubro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai desvendar os mistérios científicos e culinários da balinha que a criançada mais adora: a jujuba! No Cozinhando com a Química deste mês, você aprende a preparar essa deliciosa receita e ainda fica sabendo como a química está presente em nosso dia a dia. E ainda pode aproveitar o momento para conhecer o campus do Museu e observar as estrelas no céu! A entrada é gratuita!

Às 16h, na atividade Cozinhando com a Química, o público irá conhecer as propriedades de diferentes ingredientes e as transformações que os mesmos sofrem durante o preparo e consumo da jujuba, desde interações nanoscópicas entre as suas moléculas, até os seus efeitos no nosso organismo. Os visitantes vão colocar a “mão na massa” e aprender ciência de forma lúdica e divertida!

Haverá visita orientada pelo Museu, às 15h e 17h. Nela, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

E a diversão continua no Programa de Observação do Céu que acontece a partir das 18h30, com a exibição de um vídeo sobre astronomia e ciências afins e, logo depois, a apresentação da palestra O Céu do Mês. Às 19h30, os visitantes são convidados a observar o céu a olho nu ou utilizando a centenária Luneta Equatorial de 21 cm e um telescópio refletor 8 polegadas de abertura. Conduzida por um astrônomo ou mediador capacitado, a observação do céu é uma atividade de divulgação científica promovida no MAST, desde 1985.

Neste domingo, dia 26 de outubro, o MAST não estará aberto ao público em função da realização do 2º turno das eleições.

Serviço
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586
Bairro Imperial de São Cristóvão - Rio de Janeiro
(21) 3514-5200
www.mast.br

Sábado, 25 de outubro

Visita orientada
15h | 17h
Público alvo: adultos, jovens e crianças
Local: área externa e prédio sede
Número de participantes: 40

Cozinhando com a química
Receita: Jujuba caseira
16h
Local: Sala de atividades do Prédio Sede
Público alvo: adultos, jovens e crianças
Número de participantes: 25
Responsável: Isabel Gomes, bióloga, mestre em Museologia e bolsista da Coordenação de Educação em Ciências do MAST (CED).

Céu do mês
18h30

Observação do céu
19h30 às 21h
Público alvo: adultos, jovens e crianças
Local: auditório do prédio sede e área externa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente