10 de out. de 2014

MAST para Crianças

Programação especial garante a diversão dos pequenos e de toda a família.



No dia 12 de outubro, “Lugar de Criança é no MAST”. Na 5ª edição do evento, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) apresenta uma série de atividades lúdicas para deixar o Dia das Crianças ainda mais divertido. Além das exposições, o público poderá observar o Sol em detalhes através dos nossos equipamentos e muito mais!

Que tal assistir um cineminha no Museu? No Cine Infantil do MAST, serão exibidos filmes gratuitos ao longo da tarde. Entre curtas animados e astronomia, aqui, a garotada segue a programação com ciência.

Ciência que está espalhada no campus do MAST. Imagina só ter um Sistema Solar completo ao alcance dos seus olhos! Passeando pelo campus, você consegue fazer uma rápida viagem pelo nosso Sistema Solar em Escala. Trata-se um conjunto de 12 totens instalados a céu aberto ao longo de duzentos metros. Com a visita orientada, o público poderá conhecer em detalhes o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional (ON), a coleção de instrumentos científicos e os pavilhões com as centenárias lunetas.

E tem mais! Para você que curte astronomia, no dia 12 de outubro, o Planetário do MAST vem com novidades. Na primeira sessão, o público será convidado a explorar a Via Láctea ao lado de dois alienígenas que buscam um suposto planeta feito de chocolate. Na segunda, a viagem será em terra firme. Dessa vez, explorar o interior do planeta Terra. Já pensou em conhecer as camadas geológicas e voltar ao período Triássico para ver como era o nosso planeta? As sessões acontecem, respectivamente, às 15h e 17h.

Além dessas atividades, o Museu de Astronomia e Ciências Afins apresenta ao público seis exposições de temas variados, são elas: Fotografia: ciência e arte; As Estações do Ano, a Terra em Movimento; Faz Tempo; Espaço Espectroscopia; Olhar o Céu, Medir a Terra e a recém inaugurada Observações do Recife holandês. Se você busca um local de diversão e o aprendizado para o seu filho, venha para o MAST! O museu abre no dia 12 de outubro, das 14h às 18h. Entrada gratuita.

SERVIÇO
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão
3514-5200
www.mast.br

DOMINGO, 12 de outubro

CINE INFANTIL
14h às 17h
Público alvo: jovens e crianças
Local: auditório do prédio sede
Número de participantes: 30

- Jonhy express
Duração: 5 minutos
Johnny é um entregador espacial que viaja por diferentes planetas para entregar pacotes.
Johnny é preguiçoso e seu único desejo é dormir enquanto sua nave viaja no piloto automático.
Quando a nave chega em seu destino, tudo o que ele tem a fazer é entregar o pacote. Mas nem sempre tudo acontece conforme planejado. Johnny vai a estranhos e bizarros planetas e sempre tem problemas na sua rota de entrega.
Será que ele vai conseguir fazer sua entrega sem problemas?

- My Face Is In Space
Duração: 10 minutos
Em 1977 a NASA enviou a Golden Record para o espaço. Ela continha fotos das espécies terrestres. Uma destas fotos é do Larry, ele espera que isto lhe dê o status de Embaixador da Tera, Esta é a estória de vida e amor de Larry.

- Pra chegar até a Lua
Duração: 10 minutos
Como será viver tão sozinho a ponto de nem sequer saber o que é solidão? Assim vive Jaime, uma mosca-das-frutas. Ao nascerem, elas possuem apenas um dia e um único propósito de sobreviver, acasalar e morrer. Porém, Jaime nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Agora, com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência.

- Rua das Tulipas
Duração: 10 minutos
Um grande inventor acostumado a criar soluções para todo os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas, após ver a felicidade de todos seus vizinhos descobre que ainda faltava a felicidade de uma pessoa.


OBSERVAÇÃO DO SOL
14h às 17h
Público alvo: Livre
Local: Campus MAST
Número de participantes: Ilimitado

Nesta atividade, utilizando filtros e telescópios especiais, você poderá observar o Sol, suas manchas Solares (região menos quente do Sol, chegando a 5.000 ºC), e protuberâncias (Erupção Solar - enormes arcos que são projetados por centenas de milhares de quilômetros na coroa solar). Com isso, você perceberá como o Sol é grande. Seria preciso cerca de 109 Planetas Terra enfileirados para poder traçar uma linha do equador no Sol. Podemos dizer também que, se a Terra fosse uma bolinha com 0,3cm de diâmetro, o Sol seria uma bola com 80cm de diâmetro.

VISITA ORIENTADA
14h às 17h
Público alvo: Livre
Local: Campus MAST e Prédio Sede
Número de participantes: 40

Um mediador apresenta o sistema solar em escala* e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.
obs. * Se chover ou nublar, a atividade é substituída por uma visita mediada à exposição As Estações do ano, a Terra em movimento

PLANETÁRIO INFLÁVEL DIGITAL
15h
Duração: 35 minutos
Público alvo: Livre
Local: Área externa
Número de participantes: 30

Tema: Mapa para o planeta de chocolate
Sinopse: Dois garotos alienígenas, de outra galáxia, têm a chance de provar um pedaço de chocolate e decidem fazer uma viagem até a Via Láctea em busca de um suposto Planeta feito de chocolate.
Pesquisando pelo Sistema Solar, para descobrir qual dos planetas seria feito de chocolate, eles aprendem fatos interessantes sobre eles.
Será que os garotos realmente irão encontrar um planeta feito de chocolate? Faça parte desta aventura junto a esses dois irmãos de outra galáxia que amam chocolate!

PLANETÁRIO INFLÁVEL DIGITAL
17h
Duração: 20 minutos
Público alvo: Livre
Local: Área externa
Número de participantes: 30

Tema: Planeta Geológico
Sinopse: Uma apresentação de planetário diferente, onde o visitante é convidado a “olhar para baixo”, olhando para a Terra no lugar de olhar para o céu. Uma viagem pelo interior da Terra e pelo tempo, onde poderemos aprender sobre as camadas geológicas. Retornaremos ao período Triássico e veremos como a Terra era nessa época, como os continentes se separaram até os dias de hoje e quais são as consequências disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente