Ainda em construção, o E-ELT terá 39 metros de diâmetro e será o maior telescópio óptico de todos os tempos. Mostra do Mast, no Rio de Janeiro, fica em cartaz até 2 de novembro
(Portal Brasil) O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) apresenta, desde terça-feira (14), como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a exposição 'Observatório europeu austral: desbravando novas fronteiras em astronomia'. A mostra é inédita, pois pela primeira vez em um museu brasileiro, revela a dinâmica de um dos observatórios mais importantes do mundo.
Além de painéis com imagens do universo, os visitantes terão a oportunidade de ver a maquete de um dos projetos mais ambiciosos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês): o telescópio E-ELT (European Extremelul Large Telescope, na sigla em inglês).
Ainda em construção, o E-ELT terá 39 metros de diâmetro e será o maior telescópio óptico de todos os tempos. A exposição, que ficará em cartaz até dia 2 de novembro, fornece uma boa ideia dos instrumentos mais avançados existentes para a pesquisa astronômica.
Ao longo da semana, o público também poderá conferir no Mast outras seis exposições sobre temas variados: "Olhar o céu"; "Medir a Terra"; "Observações do Recife holandês"; "Fotografia: ciência e arte"; "Faz tempo"; "As estações do ano", "A Terra em movimento"; e "Espaço espectroscopia".
O museu está localizado Rua General Bruce, 586 - Bairro Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro (RJ).
Fim de semana
No fim de semana, a diversão fica por conta das atividades "ASTROmania", "Programa de observação do céu" e "Brincando de matemático". Um dos destaques é a palestra "A ciência na 1ª Guerra Mundial, o caso Fritz Haber".
Apresentada pelo professor Gastão Galvão, a palestra acontece no sábado (18), às 14h30. Em seguida, haverá a exibição do filme "Glória feita de sangue" (1957), do diretor norte-americano Stanley Kubrik.
Brasília
A instituição também faz parte da programação da SNCT 2014 em Brasília. No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), o Mast apresenta a mostra "Leonardo da Vinci: maravilhas mecânicas".
Consagrado por obras-primas como "Monalisa" e "A Última Ceia", o pintor renascentista também foi autor de grandes descobertas científicas. A exposição retrata a essência criativa do cientista e surpreende ao recriar modelos em três dimensões de alguns dos desenhos de da Vinci.
Rio de Janeiro
Com o objetivo de promover a divulgação e popularização da ciência, aproximadamente 80 instituições de pesquisa, divulgação e ensino realizam atividades em quatro polos na cidade do Rio de Janeiro e um polo na Baixada Fluminense, todos sob a coordenadoria de Amannda Amorim. São eles: Centro Esportivo Miécimo da Silva, Quinta da Boa Vista, Parque Madureira, Jardim Botânico e Mesquita.
Até esta quarta-feira (15) , algumas das instituições de pesquisa mais importantes do Brasil estarão também reunidas no Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) para as atividades do "Cetem de portas abertas", uma das atividades integrantes da SNCT.
Participam do evento, as seguintes instituições vinculadas ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Observatório Nacional (ON), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente