21 de out. de 2014

UFRGS - Semana do Eclipse Solar


Em 3 de novembro de 1994 a região sul do Brasil assistiu ao último Eclipse Total do Sol, naquela oportunidade o Departamento de Astronomia – IF/UFRGS organizou junto com o Observatório Astronômico da UFRGS e do Planetário Prof. José Baptista Pereira da UFRGS expedições científicas e de divulgação para observações nas cidades de Erechim/RS, Marcelino Ramos/RS, Torres/RS, Criciúma/SC. Ações de formação de professores, orientações para observação segura do eclipse parcial em Porto Alegre e palestras também foram organizadas.

Para comemorar a passagem dos 20 anos dessas iniciativas o Programa de Extensão do Departamento de Astronomia – IF/UFRGS Observatório Educativo Itinerante, o Observatório Astronômico e o Planetário convidam para a Semana do Eclipse. O Evento contará com uma série de palestras, oficinas, observações seguras do Sol e duas exposições sobre os Eclipses Totais do Sol de 1994 e 1966.

As palestras serão abertas ao publico em geral e possuem vagas limitadas. Será dada preferência a professores e professoras da Educação Básica. As oficinas, também com vagas limitadas, são destinadas a estudantes do Ensino Médio e professores e professoras da Educação Básica. Garanta sua vaga!!
Inscreva-se através do endereço eletrônico: astro@ufrgs.br

Abaixo nossa programação:

DOMINGO – 02 DE NOVEMBRO
* Planetário

16h - Apresentação do audiovisual infantil Eclipses para Mandrafos
17h - Observação das manchas solares com telescópios equipados para segurança dos olhos dos observadores.
18h - Pocket palestra para adultos Entendendo o Eclipse do Sol. Utilização dos equipamento do Planetário e de recursos audiovisuais para explicar o fenômeno do eclipse e formação das manchas solares e auroras.
Ministrado por Ms. Claudio Bevilaqua

SEGUNDA – 03 DE NOVEMBRO
* Planetário

17h às 19h - Oficina Galileo Mobile: Órbita da Terra.
Ministrada pela Dra. Patrícia Spinelli (Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST/RJ)

Nesta atividade os oficineiros se sentirão como detetives investigando o seguinte problema: qual é a forma do caminho que a Terra segue ao redor do Sol?

20h - Palestra Expedições científicas aos eclipses solares de 1966 e 1994 no RS.
Ministrada por Dr. Jorge Ducati (Professor do Dep. De Astronomia IF/UFRGS)


TERÇA – 04 DE NOVEMBRO
* Planetário

17h às 19h – Oficina Construção de Planisférios e Lunisférios.
Ministrada pelas Dras. Maria de Fátima Saraiva e Daniela Borges Pavani (Professoras do Dep. De Astronomia IF/UFRGS)

Nesta atividade os oficineiros receberão noções básicas para observação noturna e observação da Lua através da construção de planisférios (esfera celeste planificada que deixa à mostra apenas a parte do céu que é visível ao longo do ano em uma determinada região da Terra) e lunisférios (dispositivo que serve para facilitar a identificação das fases da Lua, a compreensão de como elas se formam e a determinação aproximada das horas de seu nascimento e ocaso).

20h - Palestra Poluição Luminosa.
Ministrada por Ms. Claudio Bevilaqua (Diretor do Observatório Astronômico da UFRGS).

Serão discutidos os impactos da poluição luminosa sobre o meio ambiente, a saúde humana e as implicações sobre a temática da eficiência energética e o direito a ver o céu.

* Observatório Central

15h às 16h 30min - Observação do Sol e manchas solares


QUARTA – 05 DE NOVEMBRO
* Planetário

17h às 19h – Oficina Softwares e aplicativos para observar o céu.
Ministrada por Dr. Gustavo Rojas (UFSCar e Representante do ESON – Rede de Divulgação Científica do Observatório Europeu do Sul/ESO)

Nesta atividade serão apresentados e discutida a utilização de softwares e aplicativos educacionais para astronomia, bem como sites com conteúdo de interesse.

20h – Palestra Tempestades Solares e seu Impacto na Terra.
Ministrada por Dr. Gustavo Rojas (UFSCar e Representante do ESON – Rede de Divulgação Científica do Observatório Europeu do Sul/ESO).

Nesta palestra serão abordadas as propriedades do Sol, a produção de manchas e tempestades solares e como estas interagem com a Terra.

QUINTA – 06 DE NOVEMBRO
* Planetário

17h às 19h – Oficina Um abecedário para a Astronomia (Parte 1).
Ministrada por Dr. Walmir Cardozo (Professor da PUC/SP e Apresentador e assessor dos programas de TV: "Sala de Professor", "Acervo" e “ABC da Astronomia” na TV Escola - MEC)

A partir de episódios da série da TV Escola ABC da Astronomia (link) vamos trabalhar com professores e estudantes a possibilidade de estudo de temas da Astronomia criando verbetes colaborativos entre os participantes.
Ilustrações, gráficos e textos podem ser complementados com pesquisas em sítios e livros de referência dos temas astronômicos.

20h – Palestra Eclipses através da história: uma mistura de fascínio e ciência.
Ministrada por Dr. Basílio Santiago Xavier (Professor do Dep. De Astronomia IF/UFRGS.

Serão abordados os registros pre-históricos dos eclipses e seu impacto nas civilizações antigas. Primeiras previsões de eclipses – triunfos da razão –, eclipses e a forma da Terra, do Sol e da Lua, conhecimento contemporâneo sobre eclipses parciais, totais e anulares. Ciclos de eclipses, variação de sua duração, precisão atual das previsões, estudos da cromosfera e coroa solares. O eclipse de 1919: deflexão da luz, Relatividade Geral; eclipses solares no Brasil em futuro próximo: quando, onde e como observá-los com segurança.

* Observatório Central

15h às 16h 30min - Observação do Sol e manchas solares

SEXTA – 07 DE NOVEMBRO
* Planetário

17h às 19h - Oficina Um abecedário para a Astronomia (Parte 2).
Ministrada por Dr. Walmir Cardozo (Professor da PUC/SP e Apresentdor e assessor ods programas de TV: "Sala de Professor", "Acervo" e “ABC da Astronomia” na TV Escola – MEC).

19h 45min - Apresentação do Corla da UFRGS

20h - Palestra de Encerramento Astronomia Cultural: como povos diferentes olham o Céu.
Ministrada por Dr. Walmir Cardozo

Astronomia nas Culturas ou Astronomia Cultural têm sido as expressões mais comuns para a definição de uma área de investigação de interface que leva em conta referenciais das Ciências Sociais e das Ciências da Natureza. Pesquisadores ao redor do mundo estudam como as investigações de fenômenos naturais como o deslocamento do Sol, Lua e planetas, bem como as diferentes concepções acerca das constelações auxiliam na compreensão das cosmologias adotadas por diferentes povos. Nesse encontro, após uma visão geral sobre o tema, vamos tratar do caso da Astronomia dos índios do Alto Rio Negro, que usam as constelações como marcadores temporais, organizando a vida cotidiana, o calendário de eventos e festas, além dos processos reconhecidamente cíclicos e não periódicos percebidos pelas populações indígenas em suas relações complexas com o ambiente.

Serão fornecidos certificados por atividade (palestra e oficinas).

* Planetário:
Horários de visitação da Exposição:
De segunda a sexta das 9h às 12h e das 15h às 18h.

* Observatório Central
Horários de visitação da Exposição:
De segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h

Observação do Sol:
- Para escolas mediante agendamento (astro@ufrgs.br ou 51 3308-3352)
Segunda, quarta e sexta (3/5/7) das 15h às 16h30

- Aberto ao público em geral:
Terça e quinta: 4 e 6/11 15h às 16h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente