20 de nov. de 2014

Crianças passam a noite em planetário do Rio e aprendem sobre o espaço



(Folhinha) Passar uma noite dormindo num museu parece coisa saída de roteiro de cinema, mas, no Planetário da Gávea, no Rio, pode ser uma aventura da vida real.

No projeto "Dormindo com as Estrelas", crianças passam a noite no Museu do Universo. Chegam por volta das 18h e têm uma série de atividades, como observação de estrelas, brincadeiras em simuladores de nave espacial e até desfile de pijamas.

Alunos de um colégio de Vitória, no Espírito Santo, chegaram animados a uma das visitas, acompanhada pela "Folhinha". Colocaram seus travesseiros e cobertores em uma sala cheia de colchonetes e partiram para as descobertas. "Adoro os planetas", disse Gabriel Junqueira, 10.

Para as amigas Luiza Carvalho, 9, Maria Eduarda Surdini, 9, e Júlia Simões, 9, a experiência valeu a pena por dois motivos: conhecer o que há além da Terra e além da cidade delas.

"É minha primeira viagem fora da minha cidade sem a família. Foi uma hora e meia de voo. Achei interessante ver quase todo o espaço daqui", disse Júlia.

As crianças são acompanhadas por um astrônomo, que dá explicações sobre os fenômenos celestes representados nas maquetes e simuladores .

Há a sessão de cúpula, onde assistem a uma projeção das constelações no teto. É quando surgem perguntas sobre as origens dos nomes das estrelas, os desenhos das constelações e, em especial, sobre os temidos buracos negros.

"Buraco negro é o campeão de audiência. Ele tem um dos piores nomes possíveis, porque não é um buraco e sim uma estrela que morreu, que não brilha mais", explicou o astrônomo Alexandre Cherman.

"É um objeto celeste redondo, como a Terra, só que tem muita massa, muita força da gravidade. Se cair na direção desse objeto, nunca mais consegue-se sair, parece que caiu num buraco, por isso o nome."

Tanta informação faz os visitantes quererem saber mais: "A nossa professora fala que o espaço é gigante. Aqui a gente entende como é grande mesmo, como são interessantes as estrelas e como a Lua aumenta as marés. Queria ser astrônomo ou astronauta, sãobons empregos, e deve ser legal viajar para a Lua", disse João Pedro Fiorezi, 10.

Depois de viajar para o espaço e até para o futuro, é hora de comer, escovar os dentes e colocar o pijama. Boa noite, durmam com os anjos. E com as estrelas!

NOITE ESTRELADA
Programa "Dormindo com as Estrelas", do Planetário da Gávea
QUANDO das 18h às 10h; visitas devem ser agendadas pelo tel. (21) 2215-5856 ou pelo e-mail dormindo@espacoevida.com.br
QUANTO R$ 170 (inclui refeições)
CLASSIFICAÇÃO de 7 a 12 anos
----
Mais imagens aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente