A missão Rosetta agendou para 12 de Novembro, um marco na História do Engenho Humano, um dia após a data inicialmente prevista, para pousar a sonda Philae na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
(Soberania do Povo) A importância do evento, caraterísticas e repercussões, vão ser apresentadas pelo doutor José Saraiva (IST/NUCLIO) no Café Ciência da Escola Secundária de Adolfo Portela (ESAP), a 15 de Novembro, às 21 horas. É uma iniciativa do NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia), Instituto de Educação e Cidadania e Clube de Astronomia da ESAP, aberta ao público.
A sonda espacial Roseta foi lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) no dia 2 de Março de 2004, para estudar em detalhe as propriedades físico-químicas e composição do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que viaja entre as órbitas da Terra e de Júpiter.
Após 10 anos a viajar no espaço, cumpriu 5 órbitas ao sol, no dia 6 de Agosto de 2014, tornando-se pioneira na entrada em órbita de um cometa. Irá finalmente pousar a Philae sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, e testemunhar de perto o desenvolvimento de um cometa, à medida que este se vai aproximando do sol, exposto cada vez mais a maiores temperaturas.
O NUCLIO, o Instituto de Educação e Cidadania e o Clube de Astronomia da Adolfo Portela convidam o público para este Café Ciência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente