25 de nov. de 2014

Informativo do Laboratório de Astrofísica destaca Semana de C&T

Boletim destaca atividades de pesquisa operacionais e projetos em curso do LNA, em Itajubá (MG)

(Portal Brasil) A edição de novembro da publicação "LNA em Dia" destaca a participação do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) na 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014). Acesse o boletim.

Pela 11ª vez, o instituto promoveu o evento Tarde e Noite de Portas Abertas no Observatório do Pico dos Dias (OPD). O público pôde conhecer as instalações, os equipamentos utilizados nas pesquisas observacionais e os projetos em curso.

Na Praça Presidente Getúlio Vargas, em Itajubá (MG), cidade sede do Laboratório, as atividades receberam pelo menos 500 pessoas de todas as idades. Foram armadas duas tendas de 100 metros quadrados (m2) e um palco. O protótipo de uma cabine simulou os efeitos nocivos da poluição luminosa. Outra atração era um planetário móvel com cúpula inflável.

O boletim também conta que a primeira remessa dos dados observados pelo projeto Gemini Frontier Fields já está disponível para toda a comunidade. Esses dados constituem imagens no infravermelho de campo relativamente grande e de alta resolução espacial de aglomerados de galáxias que apresentam lentes gravitacionais intensas. A iniciativa é ligada ao Observatório Gemini, que tem participação do LNA.

A publicação traz, ainda, estatísticas de submissão de propostas para uso do Telescópio Soar no semestre que vem. A comunidade astronômica terá acesso a 45 noites de observação de fevereiro a julho, em cinco instrumentos.

No que diz respeito ao Telescópio Canadá-França-Havaí (CFHT, na sigla em inglês), o LNA em Dia convida os pesquisadores brasileiros que tiverem interesse no envolvimento científico no Legacy Survey do instrumento Spirou a enviar uma carta de intenção de sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente