24 de nov. de 2014

Museu de Astronomia promove 3ª edição do Museu vai à Feira


(MAST) De 28 a 30 de novembro, o Museu de Astronomia Ciências Afins (MAST) irá para a Feira de São Cristóvão! E vai levar várias atividades: Observação do Sol e do Céu Noturno, os desafios do Brincando de matemático e do Brincando com a ciência, aparatos de aproveitamento de energia solar e eólica e o Planetário inflável digital! Será uma grande oportunidade de aprender um pouco de astronomia e outras ciências, de forma divertida, lúdica e descontraída! Tudo gratuito!

Esta é a 3ª edição do Museu vai à Feira! O MAST preparou para estes três dias de evento, uma programação especial para o público de todas as idades. Quem visitar o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, irá se surpreender com uma tenda que será montada no estacionamento do Pavilhão de São Cristóvão. Dentro dela, estarão vários aparatos interativos e instrumentos científicos que visam despertar a curiosidade pela ciência. O evento acontece na sexta-feira (28) e no sábado (29), das 10h às 21h, e no domingo (30), das 10h às 20h.

Durante o dia, o público poderá observar o Sol, de forma segura, através de filtros, de projetores ou de telescópios. Dessa forma, é possível ver o Sol com um aspecto alaranjado e observar suas manchas solares, observadas pela primeira vez com uma luneta por Galileu Galilei, no século XVI. Ao anoitecer, os visitantes poderão observar, utilizando telescópios, aglomerados estelares, nebulosas e a Lua! E nas sessões do Planetário Inflável, o espectador tem a oportunidade de observar e aprender sobre a dinâmica dos astros!

Na oficina “Brincando com a Ciência”, temas científicos são abordados de forma simples e interativa. As pessoas vão se deparar com invenções construídas com objetos domésticos que demonstram fenômenos de ordem mecânica, óptica e sonora. Tudo é feito com material simples e montado de forma extremamente clara: um conjunto de peças montadas que formam um experimento científico.

A atividade “Brincando de matemático” tem como objetivo despertar o interesse e a curiosidade do público por problemas de matemática, explorando as questões básicas da aritmética, da geometria e da lógica. A oficina procura divertir e entreter os participantes com jogos e desafios, apresentados de maneira estruturada e ordenada, ajudando a diminuir a distância entre as pessoas e a matemática.

Durante o evento, os mediadores apresentarão ao público alguns aparatos de aproveitamento de energia solar e eólica. Uma placa fotovoltaica, confeccionada manualmente, irá converter a energia do sol em energia elétrica capaz de acionar as hélices de um pequeno ventilador. Um aparato, construído com calha, madeira, cano de esgoto, rolamentos e motor gerador de energia, será capaz de acionar um rádio a pilha e uma lanterna. E um forno solar irá cozinhar alimentos com o calor que vem diretamente do Sol!

Campus do Museu de Astronomia
O Museu de Astronomia e Ciências Afins terá também uma programação cheia de atividades interessantes no campus do Museu que fica pertinho da Feira de São Cristóvão, na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Todas as atividades são gratuitas!

Durante os três dias do Museu vai à Feira, o público poderá visitar as exposições do MAST que estão montadas no prédio sede e pelo campus e abordam temas como a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil; a natureza do tempo e dos ciclos naturais; a fotografia; os ciclos dos dias e das noites, as fases da Lua; as estações do ano em diferentes regiões do Brasil e as observações do Recife Holandês.

No sábado, dia 29 de novembro, haverá visita orientada pelo Museu, às 15h e 17h. Nela, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

Às 16h, será a vez da atividade Contando Mitos, com o tema “No Mundo da Lua”. Este ano comemoramos 45 anos deste “grande salto para humanidade”, e por isso o MAST convida os visitantes para uma viagem “No Mundo da Lua”. Vamos juntos desvendar essa história cheia controvérsias e conhecer um pouco mais sobre nosso único satélite natural, tão presente cotidiano, através de uma peça e teatro curta e divertida para toda a família.

E a partir das 18h30, terá início o Programa de Observação do Céu, com a apresentação da palestra O Céu do Mês, momento em que os visitantes ficam sabendo um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes e o que está visível no céu do Rio de Janeiro. Após a apresentação, todos são convidados a ir para a área externa do Museu onde é realizada a observação do céu utilizando telescópios ópticos portáteis e a centenária Luneta Equatorial Heyde de 21 cm. Nos dias chuvosos e nublados, não há observação do céu através de telescópio.

E no domingo, 30 de novembro, serão oferecidas três sessões do Planetário Inflável Digital, às 15h, 16h e 17h. Numa cúpula inflável, são projetadas imagens que simulam a noite estrelada e ensinam sobre o céu e seus movimentos. Nas sessões conduzidas por um mediador, o espectador tem a oportunidade de observar e aprender sobre a dinâmica dos astros. Faça chuva ou faça sol, no interior do planetário o céu está sempre limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente