10 de dez. de 2014

Campos, no RJ, é a cidade que mais descobriu asteróides em 2014

Alunos da cidade participaram de um programa internacional. Cerca de 100 estudantes foram homenageados nesta quarta (10).

(G1) Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, é a cidade que descobriu mais asteróides nos últimos nove anos, em um programa internacional de busca que conta com a participação de estudantes. Por isso, cerca de 100 alunos foram homenageados nesta quarta-feira (10).

Os certificados vieram dos Estados Unidos, onde fica a sede do International Astronomical Search Collaboration (Iasc). Várias escolas participaram de programa em várias partes do mundo. Em Campos foram 22 instituições de ensino participantes. Os alunos analisaram fotografias captadas por observatórios mundiais e, para que conseguissem identificar novos corpos espaciais, foram instruídos pelos professores.

O presidente do projeto, Patrick Miller parabenizou os alunos por uma videoconferência. Ele está no Marrocos. O programa durou três meses e os alunos foram auxiliados por professores que passaram por um treinamento no Clube de Astronomia de Campos.

Este é o terceiro ano seguido que escolas de Campos participam do projeto. Em 2012, nenhum asteróide foi encontrado. Em 2013, foi encontrado apenas um. Esse ano foi um recorde, os alunos encontraram 63.

Quatro alunos da nona série do ensino fundamental acharam dois asteróides. Toda semana eles recebiam imagens que vinham de um satélite no Havaí.

Uma experiência que exigiu muita paciência. A participação dos estudantes neste programa foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Clube de Astronomia Louis Cruls, que fica localizado em Campos, e a coordenação de ciências da Secretaria de Educação. Quem treinou os professores foram os profissionais do Clube de Astronomia.

Os alunos que participaram da iniciativa são do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental e os professores são os que atuam em laboratórios de ciências e de informática e em salas de leitura.
----
Reportagem no Inter TV
----
Matéria similar na Prefeitura de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente