12 de dez. de 2014

Fim de semana com cinema e ciência no MAST

Nos dias 13 e 14 de dezembro, na programação do Museu de Astronomia haverá Cine Ciência, Planetário Inflável Digital, Programa de Observação do Céu e Visitas Orientadas pelo campus do museu. A entrada é gratuita!



Neste fim de semana, quem vier ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) poderá conferir o Cine Ciência com o filme “A Ilha” (The Island), do diretor Michael Bay. A exibição é seguida por um debate orientado por mediadores nos moldes dos que acontecem em cineclubes de ciência e de ficção científica. Haverá também sessões do planetário inflável digital, visitas orientadas pelo campus e observação do céu através de telescópios modernos e da luneta centenária do MAST. Todas as atividades são gratuitas.

A história do filme “A Ilha” gira em torno de uma pequena parcela da população que acredita ser sobrevivente de um suposto vírus mortal que atingiu grande parte da Terra. A trama aborda um assunto muito discutido no meio científico: a clonagem. Mas afinal, o que é um clone? Será mesmo possível fazer um clone humano? E no aspecto da ética, a ciência pode produzir um clone humano? Qual será o futuro da clonagem?

Para responder essas e outras questões, Gastão Galvão, químico e bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do MAST, promove um debate logo após a sessão. O Cine Ciência acontece no sábado, 13 de dezembro, às 16h, no auditório do prédio sede do Museu. A atividade gratuita é direcionada a jovens e adultos.

Haverá sessões do Planetário Inflável Digital no sábado (13) e no domingo (14), às 15h e 17h. Numa cúpula inflável, com 3,2 metros de altura e 6,4 m de diâmetro, são projetadas imagens do céu noturno, onde o espectador poderá observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Faça chuva ou faça sol, no interior do planetário o céu está sempre limpo. As sessões são conduzidas por um mediador do MAST.

No sábado, às 17h30, terá início o Programa de Observação do Céu, com a apresentação da palestra O Céu do Mês, momento em que os visitantes ficam sabendo um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes e o que está visível no céu. Após a apresentação, todos são convidados a observar o céu utilizando telescópios ópticos portáteis e a centenária Luneta Equatorial Heyde de 21 cm. Nos dias chuvosos e nublados, não há observação do céu através de telescópio.

E no domingo, às 15h e às 17h, haverá visita orientada pelo Museu. Nela, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

Serviço
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro
(21) 3514-5200
www.mast.br


SÁBADO, 13 de dezembro
Planetário Inflável Digital
15h | 17h

Cine Ciência
Filme: A Ilha
Mediador: Gastão Galvão, químico e bolsista PCI do MAST
16h

Programa de Observação do céu
19h às 21h


DOMINGO, 14 de dezembro
Visita orientada
15h | 17h

Planetário Inflável Digital
15h | 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente