6 de jan. de 2015

Observação do céu ganha adeptos em toda a região


(O Vale) Observatórios de Astronomia da região estão caindo no gosto popular e atraindo cada vez mais pessoas que se interessam em olhar para o céu e entender o que são aqueles pontos luminosos que lá aparecem.

Três dos mais visitados observatórios da região receberam pelo menos 50% a mais de público no ano passado do que em 2013, saltando de 1.500 visitantes para cerca de 2.200.

Dois dos maiores observatórios estão em São José: o do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), cujas visitam voltam a partir de 15 de janeiro, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, e o Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

Este promove a atividade gratuita “Temporada de Observação do Céu”, no Campus Urbanova, na região oeste da cidade.

As visitas são gratuitas, abertas ao público e ocorrem todas às segundas-feiras, entre às 18h30 e às 21h. Interessados devem agendar as visitas em: observatorio@univap.br.

Jovens. Segundo o professor e coordenador do Observatório da Univap, Cássio Leandro Barbosa, 42 anos, a observação do céu atrai pessoas de todas as idades, mas cada vez mais jovens se interessam pelo tema.

Além de sessões de observação no telescópio da universidade, que pode ampliar um astro até 400 vezes, Barbosa dá palestras introdutórias sobre astronomia e a observação do céu.

Quanto ao interesse crescente para o tema, ele credita às históricas dúvidas que pairam sobre a humanidade.

“As pessoas ainda vêm aqui procurando respostas para as célebres perguntas: ‘De onde viemos e para onde vamos?’”, diz ele.

“Só posso responder mostrando o quão grandioso e complexo é o nosso universo, e o quanto se tem para ser explorado”, completa.

A universitária Marília Ambrósio, 19 anos, esteve no observatório em dezembro e gostou do que viu: “É bonito e desafiador”.

Ceramista é expert em foto astral
O ceramista Gilberto Jardineiro, 65 anos, contribui com os estudos astronômicos fazendo fotos de corpos celestes. Apaixonado por Astronomia desde a adolescência, ele se especializou em astrofotografia e montou um observatório em Cunha, onde mora, além de ser fundador do Astroclube Cunha. São deles incríveis imagens da Lua e de planetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente