17 de mar. de 2015
Estudantes da Cidade de Deus controlarão missão em Marte
(Wired/Coletivo Mariachi) O programa Mars Academy é um projeto educacional e de filme documentário. Quatro cientistas e um cineasta passarão duas semanas na comunidade trazendo a ciência da Nasa através de experimentos práticos e viagens de campo para a floresta tropical brasileira. A iniciativa beneficiará um grupo de crianças que, de outra maneira, nunca seria exposto a algo semelhante.
O Rio de Janeiro, a cidade mais cintilante do Brasil, é guarnecido com amplas praias de areia, acentuado por montanhas altíssimas, e marcada por alguns dos bairros mais opulentos do país. E, no entanto, as favelas que se aninham entre estas paisagens continuam a ser uma parte inseparável da identidade da cidade, com destaque para uma herança dolorosa de exclusão social e vãs promessas econômicas. Em um esforço para tornar a mancha urbana mais palatável para a imprensa e os visitantes estrangeiros que frequentaram a Copa do Mundo no ano passado e que frequentarão as as Olimpíadas no ano que vem, uma elaborada campanha de "pacificação" está em curso, embora o progresso esteja longe de ser universal.
Há uma estimativa de 11 milhões de habitantes morando em favelas no Brasil, e as perspectivas sombrias de futura mobilidade econômica têm como consequência "um terrível desperdício de potencial humano" disse o astrofísico Wladimir Lyra, professor assistente de astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lyra, que cresceu no Rio e recebeu grande parte de sua formação científica no exterior, vê muitas falhas fundamentais no sistema educacional do Brasil; falhas que colocam empregos com altos salários fora do alcance de todos que não pertençam às famílias mais ricas. "Temos um sistema em que praticamente as únicas crianças que têm a chance de chegar à faculdade" explica Lyra, "são aquelas cujos pais podem pagar pelo ensino privado. Quantos Newtons ou Mozarts nasceram nas favelas e nunca puderam desenvolver suas habilidades?" Dadas as condições e oportunidades cruelmente desiguais, Lyra está ansioso para ampliar o cenário educacional de crianças que vivem nas favelas.
Um novo programa está fazendo exatamente isso. Através da iniciativa "Mars Academy", uma sala de aula de alunos do bairro Cidade de Deus - onde a pobreza, o tráfico de drogas e a violência permanecem enormes desafios - terá a chance de controlar uma das missões à Marte da NASA. Depois de vários dias de aulas contextuais na Developing Minds Foundation's school, a classe irá apresentar metas para observação pela câmera HiRISE, em última análise, trazendo novas informações para o domínio do conhecimento científico. É o tipo de capacitação que - espero - irá impulsionar os alunos em uma busca contínua de novas perguntas e respostas perspicazes, uma centelha de inspiração que vai atiçar as chamas de um futuro mais brilhante.
Pelo menos, esse é o plano: a equipe de cientistas que facilitam a experiência (dos quais, a divulgação completa, eu sou uma parte) lançou uma campanha Kickstarter para financiar o programa. O vídeo a ela associado é incorporado abaixo.
Pergunte a um cientista por que eles escolheram a sua profissão, e você quase certamente vai ter uma história muito específica. Talvez mais do que a maioria das profissões, os cientistas são criados em um instante: um momento singular quando as maravilhas do mundo estão expostos, e uma chave aparece - fugazmente, talvez - ao seu alcance. Com a visão daquele mundo alternativo, no qual você pode descobrir verdades ocultas e criar coisas que ninguém jamais sonhou, é difícil voltar à existência cotidiana.
Esta é a teoria por trás da educação baseada na "centelha": oferecer um jovem estudante um momento de admiração não adulterado tangível, de clareza inspiradora, e grande parte da batalha foi vencida. Ao invés de dedicar recursos substanciais para convencer os alunos de que eles precisam assimilar informações, os professores podem se concentrar no passar informações em si. Mars Academy irá avaliar a curto, médio e longo prazo a eficácia do currículo baseado na exploração, recolha de dados sobre o quão bem um momento na vanguarda das transferências de exploração sobre spin-offs inovadoras na comunidade, ingresso no ensino superior e melhorias nas perspectivas econômicas.
"Se nós podemos inspirar as crianças da favela", diz Lyra, "se podemos acender essa luz e fornecer as sementes que irão fazê-las buscar a ciência como uma carreira e ir para a faculdade, eles vão ter quebrado o ciclo. Eles se tornarão histórias de sucesso, seus colegas vão ver que é possível alcançar uma mobilidade social através da educação, e em algum momento, pode virar a maré da realidade urbana no Rio. "
Você pode apoiar o projeto aqui
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Matéria com vídeo aqui
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