23 de mar. de 2015

Fundação CEU tem o mais moderno Centro de Astronomia da América Latina e atrai cada vez mais turistas para Brotas

(R7) A Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), em Brotas, tem se consolidado como uma das melhores opções de turismo cultural no interior de São Paulo. E não é para menos. A Fundação possui o maior e mais moderno Centro de Astronomia da América Latina e se dedica também a divulgação de diversas áreas do conhecimento, tais como astronáutica, geologia, biologia, meio ambiente. Os projetos são focados em experiências vivenciais, interativas e lúdicas, de modo que os visitantes ao mesmo tempo em que absorvem conhecimento também se divertem muito.

Só para dar uma ideia, no que diz respeito à infraestrutura, a Fundação CEU conta com um grande observatório, equipado com telescópios de última geração, sendo um deles o Meade de 14 polegadas, que oferece a oportunidade de observar planetas a milhões de anos luz da terra; anfiteatro para apresentações multimídias; sala de projeção cine-dome (planetário digital); caverna cenográfica, com efeitos especiais para que os visitantes explorem rochas e fósseis de forma vivencial.

Também está disponível o geo-show: um grande painel interativo e a céu aberto, o qual utiliza efeitos especiais para que os visitantes compreendam geologicamente a formação da terra desde o período pré-cambriano até o quaternário. Outros atrativos interessantes são a base de lançamentos Marcos Pontes, com torre de lançamento de foguetes; replica do esqueleto de um Alossauro, com aproximadamente 5 metros de altura; replica do Stonehenge: o monumento mais famoso e importante para a astronomia, e muito mais.

Além das atividades na sede da instituição, a Fundação CEU também possui um projeto pioneiro no Brasil: o Domo Ciência, cujo objetivo é inovar a forma de aprendizado de todas as áreas do conhecimento, servindo como apoio pedagógico para alunos tanto do ensino fundamental, quanto do ensino médio. Trata-se de um domo inflável, em formato de meia esfera, que pode ser levado às escolas de todo o Brasil. Nele são projetados filmes em alta resolução, cujo formato de exibição em 180º garante total imersão dos alunos no tema abordado, devido à sensação de estar dentro do filme, participando ativamente de tudo o que acontece.

As apresentações do Domo Ciência são interativas, lúdicas: os participantes são acomodados dentro do domo sentados em cadeiras ou até mesmo deitados, de modo que possam acompanhar as projeções como se estivessem observando o céu. Ao iniciar o filme, fica a sensação de que está participando dele, tanto assim que é comum as crianças erguerem os braços para tentar tocar os personagens.

Esta imersão garante aumento de compreensão das diversas disciplinas estudadas em sala de aula, além de despertar ainda mais o interesse e o prazer pelo conhecimento científico. Outro ponto positivo é o fato de que o Domo Ciência oferece grande comodidade, porque as escolas não precisam se preocupar com a logística dos alunos para oferecer a eles atividades diferenciadas.

No que se refere à qualidade do conteúdo educacional, os filmes produzidos pela Fundação CEU já receberam diversos prêmios internacionais, sendo que a fundação participou de todos eles como representante de toda a América Latina, pois é a única entidade latino-americana que produz conteúdo para projeções em domo 180º.

Em 2013, o filme Micromonstros foi classificado entre as 10 melhores produções no Jena FullDome Festival, um dos eventos mundiais mais importantes do segmento, realizado na cidade de Jena, Alemanha. Em 2014, o filme Sopro da Vida foi selecionado entre os 10 melhores tanto no Jena FullDome Festival, quanto no Macao FullDome Festival, realizado na China. Vale ressaltar ainda que nestes eventos a classificação não é realizada por ordem de importância, mas sim os dez melhores do mundo.

Para mais informações sobre a Fundação CEU, ligue (11) 3812-2112 / (14) 3653-4466.
Website: http://www.fundacaoceu.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente