Observatório Astronómico de Lisboa alerta para risco de cegueira.
(Correio da Manhã - Portugal) Na próxima sexta-feira será possível ver um eclipse solar. Contudo, quase não há à venda óculos adequados. A observação direta pode causar cegueira instantânea ou gradual, alerta o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Para minimizar os riscos junto dos alunos, o Ministério da Educação, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Observatório Astronómico de Lisboa, prepara informação a divulgar nas escolas sobre como ver o eclipse em segurança, com o recurso a cartolina e espelhos.
"Este ano não houve, ao contrário de 2005, distribuição de óculos. Mesmo nas lojas da especialidade quase não há óculos disponíveis", diz Rui Agostinho, presidente do OAL. Uma posição partilhada por Raimundo Ferreira, proprietário da loja Astrofoto, que referiu: "Os óculos de filtro, que custam cerca de 4,5 euros, não estão a ser vendidos nas farmácias como habitualmente." "O eclipse não foi muito divulgado, nem existiram organizações ligadas à Saúde e Educação a mostrarem interesse. Então não mandei vir muitos. Mas agora, já estão praticamente esgotados e o meu fornecedor, que é alemão, já não tem mais", acrescentou.
Em 2005, os óculos foram distribuídos de forma gratuita pela DGS em colaboração com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia. A ANF esclareceu que as farmácias estão disponíveis, caso alguma entidade queira fazer a distribuição dos óculos. Junto do Ministério da Saúde não foi possível obter uma explicação sobre a não distribuição de óculos.
----
E mais:
Observar o eclipse sem filtro solar adequado pode cegar (Jornal de Notícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente