17 de abr. de 2015

Chuva de Meteoros neste feriadão de 21 de abril!



(O que ver no céu - Astronomia - Facebook) Neste final de semana tem o início da atividade da chuva de meteoros Liríadas. O pico desta chuva de meteoros será no dia 23 de abril com o término no dia 25 de abril.

A Lua em fase minguante, passando para a fase nova neste ano de 2015 não irá interferir no belo espetáculo celeste.

A chuva de meteroros Liríadas tem o radiante na constelação de Lira, onde está localizada a brilhante estrela Vega.

A constelação de Lira é visível olhando para o norte no início da madrugada. O melhor horário de observação é depois das 3 da madrugada. Quanto mais ao norte do Brasil, mais alta a constelação de Lira estará visível no céu.

Na região Sul do Brasil é impossível a observação desta chuva de meteoros por estar muito baixa no céu.

Para observar melhor este espetáculo celeste, é necessário estar em um lugar com pouca ou nenhuma poluição luminosa e sem prédios, montanhas ou nuvens no horizonte norte.

Não utilize celular ou qualquer fonte luminosa. Aguarde 20 minutos na escuridão para dilatar a pupila e melhor observar qualquer chuva de meteoros.

Neste ano de 2015, está prevista para a chuva de meteoros Liríadas a taxa horária zenital de 18 meteoros/hora, podendo chegar a quantidade de 90 meteoros/hora, conforme publicado pela International Meteor Organization (IMO).

Os meteoros serão brilhantes e rápidos, chegando a 176.000 km/h ou 49 km/s. A grande velocidade dos meteoros da chuva Liríadas é associada a passagem da órbita da Terra pelos detritos do cometa C/1861 G1 (Thatcher).

2 comentários:

  1. Sabem dizer se na longitude do Estado do Espirito Santo sem montanhas no horizonte será possivel ver?

    ResponderExcluir
  2. Sim, É possível ver do seu estado. Procure um horizonte norte desobstruido de madrugada.

    ResponderExcluir

Comente