Não estando nublado, público poderá, gratuitamente, observar a nebulosa Eta Carinae, além do conjunto de estrelas Plêiades do Sul
(O Povo) A partir das 18h desta quarta-feira, 15, a Seara da Ciência, projeto da Universidade Federal do Ceará (UFC), disponibiliza ao público, gratuitamente, telescópios para a observação da nebulosa Eta Carinae, uma região de gás superaquecida onde são criadas estrelas, distante 7500 anos-luz da Terra. Também será possível ver o aglomerado de estrelas Plêiades do Sul, a cerca de 444 anos-luz.
Para melhor compreensão dos objetos vistos, vídeos explicativos serão exibidos antes da observação.
No entanto, é preciso atenção ao tempo. "Infelizmente, não é possível fazermos a observação com o céu nublado, repleto de nuvens", alerta Fabrício Batista, bolsista responsável pelo projeto. Por isso, é necessário observar o clima antes de ir à observação.
A sessão de observação do projeto Céu da Seara é realizada uma vez por mês, no observatório da Seara da Ciência, logo na entrada do Campus do Pici, na Avenoda Humberto Monte. Em maio, dia 20, será observado o aglomerado Kappa Crucis e, em junho, dia 17, Saturno e Vênus.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3366 9245 ou no site www.seara.ufc.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente