1 de mai. de 2015

Com apoio da Secitec Associação vai poder monitorar meteoros

Apoio pode possibilitar doação de uma estação de observação de meteoros para operar em Cuiabá


(Circuito Mato Grosso) O caminho é simples. Basta o Governo Estadual em todas as suas esferas dar o apoio necessário e o estudo da astronomia nessa unidade da federação tende a subir como um foguete. Um indicativo disso ocorreu no início desse mês. Tão logo a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) anunciou seu apoio à Associação Matogrossense dos Amigos das Estrelas (Amae), colocando a equipe técnica à disposição de seu presidente, Carlos Wagner Ribeiro, para que desenvolva o projeto do primeiro Observatório de Mato Grosso, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros conhecida como Bramon anunciou que, com esse apoio, fará a doação de uma estação para operar em Cuiabá para ser, no futuro, instalada no Observatório. Além desta estação Mato Grosso já possui uma em São José dos Quatro Marcos e pretende instalar outra em Rondonópolis.

A Bramon é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é desenvolver e operar uma rede para o monitoramento de meteoros, com o objetivo de produzir e fornecer dados científicos à comunidade através da análise de suas capturas, que são realizadas por estações de monitoramento. Desta forma, ela visa figurar como a maior rede de monitoramento de meteoros do hemisfério sul e entre as maiores do mundo, além de tornar-se uma referência como uma rede que alia a qualidade ao uso de equipamentos acessíveis e de baixo custo.

Ribeiro explica que, no caso do trabalho a ser desenvolvido pela Amae, quer ‘triangular’ com as demais estações no Estado os locais de quedas de meteoritos e adoraria encontrar algum, mas existem dezenas de aplicações para a estação. Os objetivos específicos da Bramon são capturar a imagem de meteoros para astrometria e cálculo de suas órbitas; catalogar novos radiantes de chuvas de meteoros; realizar análises de meteoritos e; colaborar com instituições de ensino e pesquisa de forma a tornar a rede uma ferramenta de contribuição à sociedade. Com este importante apoio, com certeza, Mato Grosso vai, cada vez mais, para o alto e avante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente