30 de mai. de 2015

Descubra como os astronautas da Estação Espacial vão ao banheiro


(Info) Uma semana após testar a primeira máquina de espresso que funciona no espaço, a astronauta italiana Samantha Cristoforetti divulgou um vídeo detalhando a segunda parte dessa história: como os tripulantes da Estação Espacial Internacional vão ao banheiro?

A astronauta da Agência Espacial Europeia mostra que os tripulantes usam um método de duas etapas que envolvem um pequeno recipiente, uma unidade de reciclagem de urina e uma mangueira de sucção.

Cristoforetti explica que quando os astronautas precisam urinar, eles vão até o banheiro da Estação Espacial e fazem xixi na mangueira, que usa sucção para coletar a urina (caso contrário, ela iria flutuar por toda a estação).

Assim que a mangueira coleta a urina, o líquido é transportado para uma unidade de reciclagem, que converte o xixi dos astronautas em água potável. Sim: os tripulantes da Estação Espacial Internacional usam sua própria urina nas tarefas do dia-a-dia.

Na hora de fazer o "número 2", o processo é praticamente o mesmo. A diferença é que após passar pela mangueira de sucção, as fezes são armazenadas em um tanque que é renovado a cada dez dias, dependendo do número de tripulantes na Estação.

O vídeo faz parte de uma série que Cristoforetti irá fazer sobre a Estação Espacial mostrando como é a vida dos astronautas que vivem na órbita terrestre.

Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente