(Tribuna do Norte) A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Técnica de Munique (TUM, na sigla em alemão) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) promovem até a próxima quinta-feira (21) o I Workshop Brasil-Alemanha sobre Astronáutica, com 52 palestrantes dos dois países. A expectativa é de participação de 120 pessoas, entre pesquisadores e representantes de cursos de Engenharia Aeroespacial. O evento acontece no Praiamar Hotel, em Ponta Negra.
Anteontem (18), na abertura do evento, o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Alberto Gurgel Veras, ressaltou que uma das diretrizes da Agência é auxiliar no processo de consolidação dos cursos existentes na área e estimular a criação de novas graduações.
Nesta mesma perspectiva, o diretor-geral da Barreira do Inferno, Maurício Lima de Alcântara, destacou o aspecto diferenciado que o RN possui. “Temos uma base de lançamento de foguetes, uma unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e uma instituição de ensino do porte da UFRN. Assim, temos todas as condições de integrar a atuação nossa com a educação e o ensino”, destacou.
O diretor acrescentou ainda que, dentro das comemorações dos 50 anos do CLBI, “a possibilidade de estabelecermos um parque tecnológico no Estado aumentou”. A possibilidade de criar um curso na área foi levada pela reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, à 68º reunião do Conselho Superior da AEB, ocorrida no ano passado na Barreira do Inferno. Na ocasião, a reitora frisou que a criação dependeria do Ministério da Educação, mas que a Universidade teria condições administrativas de colocar em prática o curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente