29 de mai. de 2015

Tecnologia alemã no Planetário

Projetores de ponta e dos anos 70 equipam a cúpula do Planetário de Brasília. Com o SpaceMaster e o Power Dome VIII é possível ver o céu de vários anos atrás e sair da nossa galáxia para outra



(Jornal da Comunidade) O Planetário de Brasília está de cara nova. Depois de uma reforma, foi reaberto em 2013 e ficou mais atraente e eficiente não só para quem gosta de astronomia, mas também para visitantes em geral. A cúpula ficou fechada por 16 anos, de 1997 a 2013, e foi reaberta após a reforma que recuperou toda a sua estrutura. Novas poltronas e um novo projetor digital de alta tecnologia, produzido na Alemanha, foram comprados. Mas o que pouca gente sabe é que o antigo projetor, um equipamento analógico dos anos 1970, ainda funciona no planetário. Trata-se do SpaceMaster, também de tecnologia alemã. Ele projeta a realidade, ou seja, tudo que é possível ver a olho nu.

“É possível programar o SpaceMaster para mostrar o céu do dia que você nasceu. Podemos ver a disposição dos planetas deste dia. Por exemplo, saber se Saturno estava próximo a Júpiter”, comenta o astrônomo e coordenador do planetário, Ayrton de Lima Câmara.

Com o equipamento também é possível ver como está, no momento, o céu do Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul. “A gente vê 6.700 estrelas da Terra. Se formos pra Manaus, veremos coisas que não são possíveis ver no Rio Grande do Sul. Se você estiver exatamente no Polo Sul, não é possível ver nenhuma estrela do Hemisfério Norte, e essas vistas conseguimos com o SpaceMaster”, explica o astrônomo.

O SpaceMaster fica no centro da cúpula de projeções. Atualmente, é usado somente em visitas universitárias ou do ensino médio, quando o astrônomo Ayrton faz uma atividade interativa com os espectadores. Caso alguém queira fazer alguma pergunta ou tenha curiosidade de ver o céu de determinada data, o astrônomo prepara a projeção na hora e esclarece as dúvidas. O equipamento era usado em todas a sessões de 1974 a 1996. As narrações explicativas eram gravadas antes das sessões e o operador precisava acompanhá-las para fazer as projeções.

Após a reinauguração em 2013, o público em geral e escolas de ensino fundamental que visitam o planetário acompanham as projeções do Power Dome VIII, equipamento digital, que já tem todas as imagens e gravações explicativas nos softwares Uniview e Sky-Control.

O equipamento digital é composto por cinco projetores. No Planetário de Brasília, a Zeiss, fabricante alemã, colocou oito projetores, que proporcionam efeitos visuais tridimensionais. “Como o SpaceMaster está no meio da cúpula, cinco projetores iam fazer sombra. Então a Zeiss desenvolveu um sistema de oito projetores, no qual cada projeção não passa em cima do SpaceMaster”, detalha Ayrton. “Com o planetário digital podemos sair da galáxia, assistir ao Big Bang, podemos nos meter em uma nebulosa. A fantasia está solta, mas eu acho o céu do SpaceMaster mais bonito”, compara o astrônomo.

“Operar o SpaceMaster não é complicado. Depois que a gente aprende um pouco de astronomia fica fácil. Ele é um tesouro, o mais perfeito. O outro equipamento é ótimo, mas o space é sensacional”, comenta a operadora e editora de vídeo Avana Beatriz.

Outros planetários do Brasil que utilizavam o SpaceMaster desmontaram o equipamento. Atualmente, só está em funcionamento em Brasília e em Goiânia. “O SpaceMaster é a menina dos nossos olhos. Se você chegar hoje na sede da fabricante, tem um exemplar montado na porta”, fala, orgulhoso, o astrônomo Ayrton Câmara.

Para assistir às projeções do SpaceMaster os agendamentos podem ser feitos pelo fone: (61) 3361-6810. No site da Secretaria de Ciência e Tecnologia, www.sect.df.gov.br contém as sinopses dos filmes.

Olho ou quadrinho
Tecnologias alemãs de ponta e dos anos 1970 equipam Planetário de Brasília
Desde a inauguração, em 1974, o Planetário de Brasília conta com um aparelho que é capaz de projetar tudo que é possível ver a olho nu. Com o equipamento é possível ver o céu de 2000 anos atrás. Assim como a posição das estrelas e planetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente