12 de mai. de 2015

Uberlândia recebe Mostra Brasileira de Foguetes e Olimpíada de Astronomia

Evento promove competição com objetos criados com garrafas pet. Além da mostra, acontece ainda a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica.


(G1) Acontece nesta terça-feira (12) em Uberlândia, a Mostra Brasileira de Foguetes, realizada no Clube Caça e Pesca Itororó. Cerca de 170 alunos do Colégio Batista estão representando o município na competição. Os foguetes são feitos de garrafas pet e a distância e velocidade dos modelos são calculados na competição. Além da mostra, acontece ainda no local a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

De acordo com o professor José Henrique Braga, os 69 foguetes a serem lançados foram feitos de garrafa pet e os alunos já têm uma certa experiência no evento. "Nós participamos da OBA desde 2007, mas foi no ano passado que começamos na modalidade da Mostra Brasileira de Foguetes. Em 2014 classificamos um foguete para uma jornada nacional de Astronomia em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro", disse.

José Henrique explica que a Mostra é dividida em níveis diferentes, onde os alunos fabricam os próprios foguetes a partir de duas garrafas pet e papelão. Os estudantes do Ensino Fundamental II utilizam para lançar o foguete o ar comprimido, enquanto os alunos do Ensino Médio uma mistura química a base de vinagre e fermento em pó. O foguete que venceu no ano passado voou a 168 metros de distância.

No Brasil são mais de 16 mil escolas inscritas na olimpíada, mas em Uberlândia somente o Colégio Batista participa da Mostra. Para o diretor do Aeromodelismo do Clube, Marcelo Caetano, receber o evento é gratificante. "Estamos cedendo a área e ao mesmo tempo contribuindo para a educação e os estudos/conhecimento da Astronomia e Astronáutica”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente