13 de mai. de 2015

UFSC recebe nesta sexta palestra sobre ‘El Niño’ e mudanças climáticas

(UFSC) O fenômeno El Niño – causado pelo aquecimento além do normal das águas do Pacífico e pela redução dos ventos alísios na região equatorial – e as mudanças climáticas no sudeste da América do Sul (Uruguai; Paraguai; parte da Argentina; e Rio Grande Sul, Santa Catarina e Paraná, no Sul do Brasil) são temas de palestra organizada pelo Departamento de Meteorologia da UFSC, com a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alice Marlene Grimm, nesta sexta-feira, 15 de maio, às 10h, no auditório da Reitoria.

Serão abordados alguns aspectos referentes ao clima atual, como a influência da Oscilação Sul do El Niño (Enos) sobre a frequência de eventos extremos e a distribuição de chuva diária. Serão discutidas, também, perspectivas futuras. A influência da Enos será discriminada de acordo com sua ocorrência no Pacífico Central e Pacífico Leste.

A professora tem experiência na área de Ciências Atmosféricas, com ênfase em variações e mudanças climáticas, atuando nos temas variações climáticas intrassazonais, interanuais e interdecadais e seus impactos, interações trópicos-extratrópicos, efeitos de eventos El Niño e La Niña, previsão climática. Já recebeu vários prêmios pelas suas pesquisas, o mais recente deles é o Editor’s Award Journal of Climate, American Meteorological Society, de 2013. Além disso, é editora associada do Journal of Climatology e da da Revista Brasileira de Meteorologia para a área de Clima. Alice escolheu a sua profissão depois de passar por uma enchente na juventude, daí veio a curiosidade e vontade de estudar o clima e suas mudanças.

Mais informações: (48) 3721-2876/ 3721-2872

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente