Clube goiano de astronomia amadora promove observação da lua
(Diário da Manhã) O Gunstar Team, primeiro clube de astronomia amadora de Goiás, promove nesta noite, a partir das 17h45, um evento gratuito no Mirante Morro do Além, que fica no Setor Gentil Meireles, próximo ao Cemitério Parque. No Facebook, um evento foi criado pelos organizadores Red Moon Reunião Parte 1, que promete observação dos astros através de telescópio, em uma das vistas panorâmicas públicas mais completas e centralizadas da cidade de Goiânia.
O Morro do Além, que também é chamado de Morro das Orações, possibilita ao visitante a visão de muitos cenários goianienses. Morro do Mendanha, prédios dos setores Bueno, Oeste, Central e Jardim Goiás; região do Setor Urias Magalhães, morro da cidade de Senador Canedo, fábricas da região Norte da cidade e vários outros bairros. O local também é ponto de encontro para vários religiosos, que, com seus instrumentos musicais e orações, acreditam estar mais próximos de Deus no Morro.
Gunstar Team
A equipe foi fundada em setembro de 2012, e desde então vem organizando vários eventos para promover a preservação ambiental através da astronomia. Na página oficial do grupo no Facebook, eles descrevem sua missão. “Levar as pessoas a terem um contato com a natureza fora da Terra através do telescópio. Expandir a visão das pessoas de que nosso mundo é pequeno e que existe muito mais a se descobrir do que já se sabe. Aproximar as pessoas criando laços de amizade através da observação astronômica aventura e ativismo ecológico”.
O projeto teve início através de um grupo denominado Clã União do Fogo, que parte de iniciativa familiar e de amigos. Um dos principais objetivos do grupo é incentivar a consciência e curiosidade espacial das pessoas. Várias atividades são promovidas e realizadas, como podemos ver na descrição dos organizadores: “[a] preservação ecológica a partir da astronomia amadora, astrophotografia e astroaventura, a fim de divulgar nossa cultura particular de preservação e ativismo.”
PLANETÁRIO UFG
O grupo conta com suporte do Planetário da UFG, que é administrado pelo Instituto de Estudos Socioambientais, uma das poucas instituições federais do País a incluir estudos astronômicos na grade dos cursos de Geografia no País. Além de observação espacial, o grupo também utiliza de seus equipamentos para várias formas de ativismo ecológico, através de fotografia, edição de vídeo, participação em eventos e visita a várias cidades do interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente