30 de jul. de 2015

Com observações da Lua Azul nesta Sexta-feira, OMA lembra 30 anos de existência



(AOMA - Facebook) Aproveitando o evento conhecido como Lua Azul, o Observatório Municipal de Americana, OMA, órgão da Secretaria de Cultura e Turismo, estará lembrando nesta sexta-feira seu 30º aniversário. Com o prédio interditado para as reformas que a Secretaria de Cultura pretende empreender, as observações públicas serão realizadas como de costume na área externa do Observatório a partir das 19h00. Nesta ocasião, caso ocorram condições atmosféricas favoráveis, outros astros - como o planeta dos anéis, Saturno - serão mostrados aos visitantes. Astrônomos de Piracicaba/SP já prometeram estar presentes com seus telescópios. As observações públicas acontecem todas as sextas-feiras.

ASCENSÃO E OCASO
O OMA foi construído pelo prefeito Carrol Meneghel, segundo projeto apresentado pelos astrônomos Jean Nicolini, Nelson Travnik e Guilherme Grassmann e aprovado pelo então Departamento de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, DECET. A inauguração ocorreu em 04 de agosto de 1985 e sua instalação repercutiu intensamente no Estado, no País e até no exterior por ser o segundo observatório municipal a ser inaugurado no Brasil. Reportagens enaltecedoras na imprensa, bem como nas revistas “L’ Astronomie”, França, “Sky and Telescope”, Estados Unidos, “Der Sternrundschau”, Austria e “Astrum”, Espanha, foram publicadas como um marco no desenvolvimento da Astronomia no Brasil. Nesses 30 anos de existência, é praticamente impossível enumerar os dividendos proporcionados pelo OMA nas áreas educacional, científica e turística.
Absolutamente todos os eventos astronômicos vistos de nossa região foram observados e documentados pelo OMA, tais como eclipses solares e lunares, cometas, aparição de novas e supernovas, ocultações e tantos outros.

Importante citar que muitos desses trabalhos alcançaram destaque em publicações no Brasil e exterior. Grande parte desse material se perdeu no incêndio que atingiu o OMA em Outubro de 2014. Mas a história já havia confiado ao Observatório Municipal de Americana (OMA) sua importância na Astronomia Nacional.

Um pequeno, mas importante arquivo digital, que estava sendo criado quando da ocorrência do incêndio, conseguiu salvar alguns desses trabalhos.

ATUALMENTE
Mesmo com a interdição do prédio do OMA solicitada pelo Ministério Público e acatada pela Prefeitura Municipal, as observações do céu continuam a ser realizadas através de pequenos telescópios disponibilizados ao público no estacionamento do Observatório, às Sextas feiras, das 19h00 às 22h00, desde que ocorram boas condições atmosféricas.

Maiores informações podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, ou através do telefone (19) 3408-8010, com Carlos H. A. Andrade.


----
E mais:
Prepare-se: A Lua azul está chegando e não adianta fugir! (Apolo11)
.
Olhe para o céu! Fenômeno conhecido como “Lua azul” acontece nesta sexta-feira (JB)
.
Tempo perfeito para a noite de Blue Moon (Climatempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente